Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22663
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Ensinar e aprender: reflexões acerca da pesquisa em Ciência da Informação
Título en inglés: Teaching and learning: reflections concerning research within Information Science
Autor : Pinto, Virgínia Bentes
Pinheiro, Edna Gomes
Palabras clave : Pesquisa;Abordagens de pesquisa;Sócio-poética;Escuta sensível;Research;Research approaches;Socio-poetics;Receptive hearing
Fecha de publicación : 2003
Editorial : Transinformação
Citación : PINTO, Virgínia Bentes; PINHEIRO, Edna Gomes. Ensinar e aprender: reflexões acerca da pesquisa em Ciência da Informação. Transinformação, Campinas, v. 15, n. 3, p. 319-331, set./dez. 2003.
Resumen en portugués brasileño: Discute alguns aspectos relativos aos conceitos de pesquisa e suas formas de abordagem -quantitativas, qualitativas e mistas-. Apresentando a sócio-poética e o método criativo sensível como alternativas metodológicas para a Ciência da Informação e a Biblioteconomia. Aponta ainda as possíveis causas das dificuldades que os acadêmicos enfrentam no ato de pesquisar, finalizando com algumas reflexões acerca do ensinar e do aprender a pesquisar.
Abstract: Discusses some of the aspects related to the research concepts and their forms of quantitative, qualitative, and mixed approach, presenting the socio-poetics and the sensitive creative approach, as methodological alternatives to be used in the Information Science and Library studies. It also points to the possible causes of the difficulties confronted by academics in the research practice, finalizing with some reflections concerning teaching and learning how to research.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22663
ISSN : 2318-0889
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2003_art_vbpinto.pdf56,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.