Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21776
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Almir Leal de-
dc.contributor.authorMesquita, Simone Vieira de-
dc.date.accessioned2017-01-25T13:44:02Z-
dc.date.available2017-01-25T13:44:02Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMesquita, S. V.; Oliveira, A. L. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21776-
dc.descriptionMESQUITA, Simone Vieira de. Ensino militar naval: Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará (1864-1889). 2016. 301f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação militar - Cearápt_BR
dc.subjectEscola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará – Históriapt_BR
dc.subjectEducação naval – Cearápt_BR
dc.subjectTeaching Military Navalpt_BR
dc.subjectSchool Learners Sailors of Cearápt_BR
dc.titleEnsino militar naval: Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará (1864-1889)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa visa conhecer a História do Ensino Militar Naval no Ceará, com ênfase na criação da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, entre 1864 a 1889 e sua contribuição para a sociedade cearense. Nosso campo de análise a inseriu dentro do campo das Instituições Escolares, especificamente, a partir discussão da história do ensino militar, articulando-a com os campos da história da social, da infância, dos métodos de ensino, dentre outros. Para conduzir essa pesquisa, utilizamos como referencial bibliográfico autores como Fernando Azevedo, Plácido Aderaldo Castelo, Primitivo Moacyr, Prado Maia, dentre vários, para sedimentar as reflexões sobre esse tema. Como metodologia, utilizamos estudos documentais junto à própria Escola de Aprendizes Marinheiro do Ceará e diversas instituições como: Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, Arquivo Público do Estado do Ceará, Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional, assim como, pesquisamos nos estabelecimentos navais como: Biblioteca, Arquivo e Museu da Marinha. Como procedimentos, fizemos o cruzamento das leis da educação brasileira, dos documentos institucionais, de revistas militares navais, assim como de reportagens junto aos jornais do período. De acordo com essa pesquisa descobrimos que as Companhias de Aprendizes Marinheiros surgiram no Brasil a partir de 1840 como projeto de formação profissional, tendo como público alvo menores, órfãos e desvalidos, sob a guarda das autoridades locais - Presidentes das Províncias, Juízes de Órfãos e Delegados de Polícia. Entre os anos de 1840 e 1885, foram instaladas companhias de aprendizes marinheiros em diversas províncias brasileiras. As companhias de aprendizes marinheiros, portanto, se constituíram em estabelecimentos profissional e educacional, um quartel-escola. Concluímos que a Companhia de Aprendizes Marinheiro do Ceará, na medida em que foi se estruturando para formação profissional, moral e religiosa, e intelectual dos aprendizes, promoveu a formação para o trabalho atendo principalmente os anseios do Estado, da Instituição e da sociedade que buscavam a formação do novo homem-cidadão. De fato a pesquisa nos mostrou que a EAMCE atuou como instrumento do Estado no sentido de controle da camada popular, dando a essa ação cores próprias dentro de um processo de militarização que se efetivou durante o Segundo Reinado.pt_BR
dc.title.enMilitary Naval Education: Apprentices School of Sailors Ceará (1864-1889)pt_BR
Appears in Collections:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tese_svmesquita.pdf4,69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.