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Tipo: Tese
Título: Desenvolvimento, implementação e avaliação do impacto de uma tecnologia educativa para prevenção de DST/HIV/AIDS em mulheres em união estável
Título em inglês: Development, implementation and assessment of the impact of an educational technology for STD/HIV/AIDS prevention in women in long-term relationships
Autor(es): Sousa, Leilane Barbosa de
Orientador: Pinheiro , Ana Karina Bezerra
Palavras-chave: Doenças Sexualmente Transmissíveis;Síndrome da Imunodeficiência Adquirida;Saúde da Mulher
Data do documento: 2010
Citação: SOUZA, L. B. Desenvolvimento, implementação e avaliação do impacto de uma tecnologia educativa para prevenção de DST/HIV/AIDS em mulheres em união estável. 2010. 142 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: O estudo teve como objetivos desenvolver um vídeo educativo como tecnologia para prevenção de DST/HIV/aids em mulheres em união estável, avaliar o conteúdo e os aspectos técnicos do vídeo educativo como tecnologia para prevenção de DST/HIV/aids em mulheres em união estável, implementar o vídeo educativo como tecnologia para prevenção de DST/HIV/aids em mulheres em união estável e avaliar o impacto do vídeo educativo como tecnologia para prevenção de DST/HIV/aids em mulheres em união estável. Trata-se de uma pesquisa do tipo desenvolvimento tecnológico, com utilização da técnica de grupo focal para coleta de dados. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas: desenvolvimento do roteiro do vídeo educativo, avaliação do roteiro do vídeo educativo, gravação e edição do vídeo educativo, e implementação e avaliação do impacto do vídeo educativo. O desenvolvimento do vídeo foi fundamentado em diagnóstico cultural previamente traçado, a avaliação do roteiro foi feita por dois profissionais da área da enfermagem e dois da comunicação social, a gravação e edição do vídeo aconteceram no ambiente cultural do público alvo, e a implementação e avaliação do vídeo foi desenvolvida com três grupos focais no Centro de desenvolvimento Familiar (CEDEFAM), com participação de 25 mulheres em união estável. Os achados provenientes dos grupos focais foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Os resultados desse estudo ressaltaram a importância da utilização de recursos culturais no desenvolvimento de vídeos educativos. Na avaliação do conteúdo e dos aspectos técnicos do vídeo houve substituição de termos técnicos, substituição de frases afirmativas por interrogativas e inclusão de efeitos tecnológicos de destaque. Após implementação do vídeo as participantes adquiriram conhecimento acerca do conceito de DST, das formas de contaminação, da vulnerabilidade de casais em união estável, das diferenças de vulnerabilidade entre homens e mulheres, e dos meios para obtenção do diagnóstico. Foi verificado desenvolvimento de atitude de realizar periodicamente exames diagnósticos e de usar “camisinha” como método de prevenção, além da perspectiva de utilização da “camisinha” masculina em virtude da descoberta de alternativas, como a “camisinha” com aroma e em tamanhos diferentes. Conclui-se que o vídeo educativo desenvolvido constituiu tecnologia de impacto na prevenção de DST/HIV/aids em mulheres em união estável. Recomenda-se a realização de estudos semelhantes com outros grupos, sobretudo com aqueles que, por questões culturais, se encontram vulneráveis às DST/HIV/aids, tais como surdos, idosos e usuários de drogas. Incentiva-se, também, o desenvolvimento de estudos similares com mulheres em união estável em outros ambientes culturais, a fim de ressaltar o caráter transcultural do cuidado de enfermagem.
Abstract: The study had as objectives to develop an educational video, to assess its content and technical aspects, to implement it and to assess its impact as technology for STD/HIV/AIDS prevention in women in long-term relationships. The study was of the technological development type using the technique of focal group for data collection. The research was carried out in four stages: development of the script of the educational video, assessment of the script of the educational video, recording and edition the educational video, and implementation and assessment of the impact of the educational video. Data collection happened in November 2010, during two mornings. Three focal groups were developed in the Family Development Center (CEDEFAM), with the participation of 25 women in long-term relationships. Data collection happened through a questionnaire to assess the script of the educational video and a route for focal group. The results of the assessment of the video script were organized in pictures, and the results of the focal groups were submitted to the content analysis technique. Content raters accepted the initial idea of the script, suggesting the change of technical terms and increment of information. Technical raters suggested substitution of affirmative sentences for interrogatives and inclusion of remarkable technological effects. After recording and edition of the video, the same was implemented and assessed. For its assessment it was performed approach of knowledge, attitudes and practices in STD/HIV/AIDS prevention, before and after implementation of the video, in order to verify the impact of educational technology. The results showed that after video implementation the participants gained knowledge on the concept of STD, on the routes of contamination, on the vulnerability of long-term relationship couples, on the vulnerability differences between men and women, and on the ways to obtain the diagnosis. It was verified impact in the attitude of accomplishing diagnostic tests periodically and of using condom as preventive method. The perspectives on practice point to the use of male condom because of the discovery of alternatives, like condom with scent and in different sizes. We concluded that the educational video constituted impact technology in STD/HIV/AIDS prevention in women in long-term relationships. Considering the transcultural character of nursing care, we recommended the accomplishment of similar studies with different cultural groups and the implementation of the video with other women in long-term relationships that have similar cultural characteristics.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2123
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