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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21098
Type: | Dissertação |
Title: | Análise da vulnerabilidade de rotas do transporte urbano de carga: uma abordagem baseada na medição do risco de um evento não regular e imprevisível |
Title in English: | Analysis of vulnerability charge of urban transport routes: an approach based on measurement of the risk of non-regular event and unpredictable |
Authors: | Santos, João Evangelista Dantas dos |
Advisor: | Bertoncini, Bruno Vieira |
Keywords: | Transportes;Vulnerabilidade;Avaliação de riscos |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | SANTOS, J. E. D. Análise da vulnerabilidade de rotas do transporte urbano de carga: uma abordagem baseada na medição do risco de um evento não regular e imprevisível. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho avalia a influência da vulnerabilidade da rede urbana no processo de escolha de rotas na atividade de distribuição física de cargas, através da adaptação do conceito de Teoria da Confiabilidade. Para tanto, aplica-se tal conceito à medição do risco de eventos não regulares e imprevisíveis como obras e manutenções em vias públicas, em decorrência de intervenções que aconteceram devido as falhas que ocorreram no sistema hidrossanitário da cidade de Fortaleza, Ceará. O número de pesquisas sobre o tema tem aumentado e tal problemática possui grande impacto sobre o desenvolvimento econômico e social em núcleos urbanos. Neste tocante, destacam-se as afirmativas sobre a necessidade de se considerar a influência de adversidades externas na rede viária, por exemplo, que podem acarretar no comprometimento do desempenho dos sistemas de transportes. Todavia, a incorporação do conceito de Teoria da Confiabilidade (MCC) não é dedicado à análise de risco do sistema de transportes, sua concepção se dá pela análise de equipamentos e componentes de sistema mecânicos, atribuindo-lhes uma avaliação quanto à sua confiabilidade, como o dos constantes ao sistema hidrossanitário da cidade. No entanto, a avaliação da confiabilidade deste sistema reflete diretamente na confiabilidade da rede viária, ao assegurar que as ações de manutenção direcionadas à correção das falhas no sistema hidrossanitário que causam paralisação da via, ou da interrupção parcial de suas atribuições. Desta forma, este trabalho buscou adaptar a aplicação de tal conceito com o intuito de antever-se a ocorrência destas falhas, a partir da utilização das ferramentas estatísticas que direcionam à análise temporal dessas falhas, podendo, com isso, auxiliar na interpretação da confiabilidade de ambos os sistemas e garantir um processo mais adequado de escolha de rota. A aplicação do método proposto possibilitou a redução da distância e do consumo de combustível, além de proporcionar um aumento na eficiência da operação traduzido pelo ganho de tempo de percurso no sistema. |
Abstract: | The present study evaluates the influence of the vulnerability of the urban network in the choice of routes process in the physical distribution activity goods, by adapting the concept of Maintenance of Theory. Therefore, apply this concept to measure the risk of irregular and unpredictable events such as construction and maintenance of public roads as a result of interventions that happened because of the failures that occurred in the sanitary-system of the city of Fortaleza, Ceará. The number of research on the subject has increased and such problematic has great impact on economic and social development in urban areas. In this respect, the affirmative are highlighted on the need to consider the influence of external adversities on the road network, for example, that may result in the commitment of the performance of transport systems. However, the incorporation of the concept of Maintenance of Theory is not dedicated to risk analysis of the transport system, her conception is given by the analysis mechanical systems of components and equipment, assigning them an evaluation as to its reliability, such as the constant sanitary-system of the city. However, the evaluation of the reliability of this system is directly reflected in the road network reliability by ensuring that maintenance actions aimed at correcting failures in the stem from sanitary-system standstill of the road, or partial interruption its attributions. Thus, this study sought to adapt the application of this concept for the purpose of predict the occurrence of these failures, as from the utilization of statistical tools that direct the temporal analysis of failures and can, therefore, assist in interpreting of reliability both systems and ensure a more appropriate route choice process. The application of the proposed method it possible to reduce the distance and fuel consumption, as well as providing an increase in operation efficiency translated by travel time gain in the system. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21098 |
Appears in Collections: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
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