Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20943
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Dória Karenina Castro de | - |
dc.contributor.author | Lopes, Ligiane de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-10T10:53:15Z | - |
dc.date.available | 2016-11-10T10:53:15Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Dória Karenina Castro de; LOPES, Ligiane de Castro. A formação docente do professor surdo no curso de graduação Letras-Língua Brasileira de Sinais. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p. 1-15. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-7624 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20943 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Letras-Libras | pt_BR |
dc.subject | Cultura surda | pt_BR |
dc.title | A formação docente do professor surdo no curso de graduação Letras-Língua Brasileira de Sinais | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa aborda a formação docente do professor surdo, que vem sendo ofertada na Universidade Federal do Ceará, por meio do curso de Licenciatura em Letras-LIBRAS. Vale ressaltar que a existência de um curso de graduação voltado para a formação de professores surdos deve-se à lei nº 10. 436, que reconhece a LIBRAS como língua oficial da comunidade surda do Brasil; e ao decreto 5.626 de dezembro de 2005, que orienta sobre a formação do professor de LIBRAS. Este profissional, por sua vez, deve ser formado em instituição de nível superior, e poderá lecionar a LIBRAS em universidades ou nas escolas, atuando como modelo de identificação lingüístico-cultural para os alunos surdos. Na intenção de investigar como se dá a formação do professor surdo no curso Letras-LIBRAS, foram delineados os seguintes objetivos: investigar como são ministradas as aulas, e analisar a importância do atual currículo para a vida profissional e acadêmica dos alunos. Para tanto, foram realizadas observações das aulas e entrevistas semi-estruturadas com os alunos surdos sobre temas relacionados ao curso. Concluímos através dos depoimentos dos surdos que o Letras-LIBRAS é de grande relevância para o desenvolvimento da aprendizagem do professor surdo, pois propicia a eles uma gama de conhecimentos e metodologias que antes eram desconhecidas, contribuindo para que tenham mais segurança e competência no ensino da LIBRAS. Além disso, os professores surdos avançaram no sentido de repensar sua prática pedagógica, levando em consideração as teorias estudadas e a necessidade de fazerem adaptações curriculares e metodológicas de acordo com a faixa etária dos alunos. Em suma, acreditamos que o curso Letras-LIBRAS tem contribuído para dotar os futuros professores surdos de elementos teóricos e práticos, necessários ao desenvolvimento de uma prática docente exitosa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CH - Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_eve_dkcalmeidalclopes.pdf | 180,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.