Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20826
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJimenez, Maria Susana Vasconcelos-
dc.contributor.authorOliveira, Daniele Kelly Lima de-
dc.date.accessioned2016-11-07T14:47:40Z-
dc.date.available2016-11-07T14:47:40Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOliveira, D. K. L.; Jimenez, M. S. V. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20826-
dc.descriptionOLIVEIRA, Daniele Kelly Lima de. Dos fundamentos histórico-filosóficos à práxis educativa revolucionária em Gramsci. 2016. 147f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGramsci - Instrucione - Ontologia marxianapt_BR
dc.subjectGramsci - Educação - Ontologia marxianapt_BR
dc.titleDos fundamentos históricos- filosóficos à praxis educativa revolucionária em Gramscipt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente tese, ancorada nos pressupostos da Ontologia marxiana-luckasiana, trata do estudo das bases histórico-filosóficas do pensamento de Gramsci, que dão sustentação a posterior análise acerca da categoria Educação na obra do pensador italiano, com vistas a um processo de emancipação humana. A pesquisa buscou rastrear a gênese e a processualidade do desenvolvimento intelectual de Gramsci. Primeiro, suas bases filosóficas, passando do meridionalismo, ao idealismo alemão e suas variações expressas no neo-hegelianismo italiano de caráter liberal em Croce e Gentile, para somente depois chegar ao marxismo. A base histórica foi recomposta tendo como pano de fundo as três primeiras Internacionais dos trabalhadores, com especial atenção à II Internacional, e os debates revisionistas e reformistas, que deram lugar a um novo cenário político, combatido por Gramsci e Lukács. Tal caminho, amparado nos fundamentos ontológicos de Marx, recuperados por Luckács, em sua Ontologia do ser social, nos deram elementos para análise da filosofia, práxis e educação na obra de Gramsci, com destaque para seus Escritos Políticos pré-carcerários e os Cadernos do Cárcere 10 – A filosofia de Benedetto Croce, o 11 – Introdução ao estudo da filosofia e o 12 – Os intelectuais e o princípio educativo. Jornalismo.pt_BR
dc.title.enDei fontamenti storico-filosofiche a prassi educativi rivoluzionaria in Gramscipt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tese_dkloliveira.pdf941,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.