Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20810
Type: | Dissertação |
Title: | O cordel sem cordão, um folheto em cada mão experiências de leitura com o texto de cordel |
Title in English: | Le cordon sans cordon, un dépliant dans chaque main expériences de lecture avec la chaîne de texte |
Authors: | Castro, Luis Carlos Rolim de |
Advisor: | Costa, Marco Túlio Ferreira da |
Keywords: | Literatura popular – Nordeste, Brasil;Literatura de cordel brasileira - História e crítica – Nordeste, Brasil;Didática – Ensino;Literatura de Cordel;Motivación para la lectura |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | Castro, L. C. R.; Costa, M. T. F. (2016) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A literatura escrita em forma de versos e impressa em folhetos que, popularmente, é conhecida como Literatura de Cordel tem tido, nos últimos tempos, uma enorme expansão no seu processo de pesquisa, leitura, escrita, publicação, divulgação e, de maneira surpreendente, como uso de recurso didático para o ensino e a pesquisa nas mais diferentes áreas do conhecimento, de sobremaneira nas escolas públicas do Nordeste brasileiro. Dentre as práticas pedagógicas que enfatizam o cordel, a leitura é a que tem ganhado mais destaque, razão pela qual este trabalho foi pensado para procurar compreender motivos que levem o cordel a ser utilizado como instrumento didático para a leitura, e buscar entender como o texto de cordel pode contribuir para que o aluno tenha interesse pela leitura e, consequentemente, um melhor desempenho em relação ao seu desenvolvimento cognitivo, e a descobertas de novas possibilidades de ler o mundo. Ações metodológicas como aplicação de questionários, entrevistas previamente elaboradas, observações e análises de dados sobre o cordel e a leitura foram fundamentais para a coleta de dados com os quais se trabalhou para perceber a importância da Literatura de Cordel para a motivação e melhoramento na prática de leitura do aluno. |
Abstract in Spanish: | La literatura escrita en verso e impreso en los cuadernillos que popularmente se conoce como cordel La literatura ha tenido en los últimos tiempos, una enorme expansión en su proceso de investigación, la lectura, la escritura, publicación, difusión y, sorprendentemente, como el uso de recursos educativos para la enseñanza y la investigación en diferentes áreas del conocimiento, en gran medida, en las escuelas públicas del noreste de Brasil. Entre las prácticas pedagógicas que enfatizan cordel, la lectura es la que ha adquirido más importancia, por lo que este trabajo fue pensado para tratar de entender las razones que llevan cordel para ser utilizado como una herramienta educativa para la lectura, y tratar de comprender cómo el texto cordel puede contribuir a la estudiante está interesado en la lectura y en consecuencia un mejor rendimiento en relación con su desarrollo cognitivo, y el descubrimiento de nuevas posibilidades de lectura del mundo. Acciones metodológicas como los cuestionarios elaborados previamente, entrevistas, observaciones y análisis de datos sobre el cordel y la lectura eran esenciales para la recogida de los datos con los que trabajar para darse cuenta de la importancia de la Literatura de Cordel para la motivación y la mejora en la práctica lectura de los estudiantes. |
Description: | CASTRO, Luis Carlos Rolim de. O cordel sem cordão, um folheto em cada mão Experiências de leitura com o texto de cordel. 2016. 99f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação Profissional em Artes, Fortaleza (CE), 2016. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20810 |
Appears in Collections: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_dis_lcrcastro.pdf | 650,72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.