Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20140
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Pollyanne Bicalho-
dc.contributor.authorModl, Fernanda de Castro-
dc.date.accessioned2016-10-13T21:48:23Z-
dc.date.available2016-10-13T21:48:23Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationRibeiro, P. B.; Modl, F. C. (2015)pt_BR
dc.identifier.issn1982-6850-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20140-
dc.descriptionRIBEIRO, Pollyanne Bicalho; MODL, Fernanda de Castro. Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio. Eutomia, Recife, v. 1, n. 15, p. 267-287, jul. 2015.pt_BR
dc.description.abstractThis paper discusses about the initial teacher training report (JACIARA; LEURQUIN, 2011; LEURQUIN, 2008; LOPES, 2007) as a text genre as its dialogic relationships indicates an analysis of human action (BRONCKART et al., 1996; BRONCKART, 2006) which initially determines and takes part in the initial teacher formation. Therefore we chose the Socio-discursive Interactionism as theoretical and methodological framework and we use modalization as an evaluation category gaining access to textual signs in discursive process of (future) teacher’s identity Footing. The archived data leads to the conclusion that trainee teachers in Letters do construct objects of discourse about themselves as ‘ a future teacher’, or observing ‘the other as a teacher’, proving an undeniable connection between verbal and social dimensions, which takes places in the interaction of teacher educators and trainee teachers themselves.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEstágio Supervisionadopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelatório de estágiopt_BR
dc.subjectFormação inicial do professorpt_BR
dc.subjectAnálise de Discursopt_BR
dc.subjectConsciência Profissionalpt_BR
dc.titleRealinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágiopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste artigo é discutir sobre o relatório de estágio (JACIARA; LEURQUIN, 2011; LEURQUIN, 2008; LOPES, 2007) como um gênero de texto cujas relações dialógicas indiciam uma análise do agir humano (BRONCKART et al., 1996; BRONCKART, 2006) constitutivo da e para a formação inicial do professor. Daí, no enquadre teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo, elegermos a categoria de análise modalização para via textualidade acessarmos índices do processo discursivo de (re)alinhamento identitário do (futuro)professor. Os dados revelam movimentos em que estagiários de Letras constroem objetos de discurso, ora em torno de si mesmos, um eu-professor, ora em torno do ele-professor, o que registra a indissociabilidade das dimensões verbal e social na interação professor-formador e professor em formação de que o relatório é resultado.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_pbribeiro.pdf272,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.