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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Tecnologias educativas para promoção do (auto) cuidado de mulheres no pós-parto
Título(s) alternativo(s): Tecnologías educativas para promocionar el (auto) cuidado de mujeres en el posparto
Título em inglês: Educational technologies to encourage (self) care in postpartum women
Autor(es): Barbosa, Eryjosy Marculino Guerreiro
Sousa, Albertina Antonielly Sydney de
Vasconcelos, Mardênia Gomes Ferreira
Carvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de
Oriá, Mônica Oliveira Batista
Rodrigues, Dafne Paiva
Palavras-chave: Período Pós-Parto;Tecnologia Educacional;Autocuidado
Data do documento: Mai-2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Enfermagem
Citação: BARBOSA, E. M. G. et al. Tecnologias educativas para promoção do (auto) cuidado de mulheres no pós-parto. Rev Bras Enferm, Brasília, v. 69, n. 3, p. 582-90, maio/jun. 2016.
Resumo: Objetivo: avaliar a literatura nacional e internacional sobre o uso de tecnologias educativas para promoção do autocuidado de mulheres no pós-parto. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura. As produções foram coletadas nas bases CINAHL, SCOPUS, PubMed, SciELO, LILACS e Cochrane, utilizando como recorte temporal o período de janeiro/2004 a julho/2014, nos idiomas português, inglês, espanhol e francês, selecionadas a partir dos descritores: postpartum period, educational technology, nursing e self care . Ao fi nal, procedeu-se à análise de 27 artigos. Resultados: dentre as informações, observou-se que as escalas, o aconselhamento e a visita domiciliar foram as tecnologias educativas mais recomendadas. Conclusão: as tecnologias favorecem a comunicação, mas por vezes são dependentes de computador e internet, difi cultando o acesso para mulheres de baixa renda.
Abstract: Objective: to evaluate national and international literature regarding the use of educational technologies to encourage self care in postpartum women. Method: an integrative review of the literature. The articles were collected from the CINAHL, SCOPUS, PubMed, SciELO, LILACS and Cochrane databases; the time period for the articles referred to January/2004 to July/2014; the languages used in the articles were Portuguese, English, Spanish and French; the articles were selected from the following descriptors: postpartum care period, educational technology, nursing and self care . Twenty-seven articles were selected for analysis Results: based on the information found, the scales, counseling and home visits were among the most recommended educational technologies. Conclusion: the technologies promote communication, but are sometimes dependent on computer and internet access, which hinder their use by low-income women.
Resumen: Objetivo: evaluar en la literatura nacional e internacional el uso de las tecnologías educativas para promocionar el autocuidado de mujeres en el posparto. Método : revisión integradora de literatura. Se recolectaron las producciones en las bases de datos CINAHL, SCOPUS, PubMed, SciELO, LILACS y Cochrane, en el periodo de enero de 2004 hasta julio de 2014, en los idiomas inglés, español, francés y portugués brasileño, siendo utilizadas las palabras clave: postpartum period, educational technology, nursing y self care . Se llevó a cabo el análisis de 27 artículos. Resultados : en las informaciones encontradas, se observó que las tecnologías más aconsejadas fueron las escalas, los consejos y la visita al hogar. Conclusión : las tecnologías ayudan la comunicación, sin embargo a veces dependen de computadoras y del acceso a internet, por lo que les dificultan a las mujeres de bajos recursos económicos su acceso.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20069
ISSN: 0034-7167
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