Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Eryjosy Marculino Guerreiro-
dc.contributor.authorSousa, Albertina Antonielly Sydney de-
dc.contributor.authorVasconcelos, Mardênia Gomes Ferreira-
dc.contributor.authorCarvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de-
dc.contributor.authorOriá, Mônica Oliveira Batista-
dc.contributor.authorRodrigues, Dafne Paiva-
dc.date.accessioned2016-10-10T16:42:46Z-
dc.date.available2016-10-10T16:42:46Z-
dc.date.issued2016-05-
dc.identifier.citationBARBOSA, E. M. G. et al. Tecnologias educativas para promoção do (auto) cuidado de mulheres no pós-parto. Rev Bras Enferm, Brasília, v. 69, n. 3, p. 582-90, maio/jun. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn0034-7167-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20069-
dc.description.abstractObjective: to evaluate national and international literature regarding the use of educational technologies to encourage self care in postpartum women. Method: an integrative review of the literature. The articles were collected from the CINAHL, SCOPUS, PubMed, SciELO, LILACS and Cochrane databases; the time period for the articles referred to January/2004 to July/2014; the languages used in the articles were Portuguese, English, Spanish and French; the articles were selected from the following descriptors: postpartum care period, educational technology, nursing and self care . Twenty-seven articles were selected for analysis Results: based on the information found, the scales, counseling and home visits were among the most recommended educational technologies. Conclusion: the technologies promote communication, but are sometimes dependent on computer and internet access, which hinder their use by low-income women.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Enfermagempt_BR
dc.subjectPeríodo Pós-Partopt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectAutocuidadopt_BR
dc.titleTecnologias educativas para promoção do (auto) cuidado de mulheres no pós-partopt_BR
dc.title.alternativeTecnologías educativas para promocionar el (auto) cuidado de mujeres en el pospartopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: avaliar a literatura nacional e internacional sobre o uso de tecnologias educativas para promoção do autocuidado de mulheres no pós-parto. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura. As produções foram coletadas nas bases CINAHL, SCOPUS, PubMed, SciELO, LILACS e Cochrane, utilizando como recorte temporal o período de janeiro/2004 a julho/2014, nos idiomas português, inglês, espanhol e francês, selecionadas a partir dos descritores: postpartum period, educational technology, nursing e self care . Ao fi nal, procedeu-se à análise de 27 artigos. Resultados: dentre as informações, observou-se que as escalas, o aconselhamento e a visita domiciliar foram as tecnologias educativas mais recomendadas. Conclusão: as tecnologias favorecem a comunicação, mas por vezes são dependentes de computador e internet, difi cultando o acesso para mulheres de baixa renda.pt_BR
dc.description.abstract-esObjetivo: evaluar en la literatura nacional e internacional el uso de las tecnologías educativas para promocionar el autocuidado de mujeres en el posparto. Método : revisión integradora de literatura. Se recolectaron las producciones en las bases de datos CINAHL, SCOPUS, PubMed, SciELO, LILACS y Cochrane, en el periodo de enero de 2004 hasta julio de 2014, en los idiomas inglés, español, francés y portugués brasileño, siendo utilizadas las palabras clave: postpartum period, educational technology, nursing y self care . Se llevó a cabo el análisis de 27 artículos. Resultados : en las informaciones encontradas, se observó que las tecnologías más aconsejadas fueron las escalas, los consejos y la visita al hogar. Conclusión : las tecnologías ayudan la comunicación, sin embargo a veces dependen de computadoras y del acceso a internet, por lo que les dificultan a las mujeres de bajos recursos económicos su acceso.pt_BR
dc.title.enEducational technologies to encourage (self) care in postpartum womenpt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_emgbarbosa.pdf510,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.