Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19817
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A língua portuguesa em Timor Leste: a percepção de estudantes timorenses |
Título en inglés: | The Portuguese language in East Timor: the perception of Timorese students |
Autor : | Sousa, Socorro Cláudia Tavares de Soares, Maria Elias Silva, Maria Erotildes Moreira e |
Palabras clave : | Política linguística;Crença;Ensino de língua portuguesa;Timor Leste |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | Revista do GELNE |
Citación : | SOUSA, Socorro Cláudia Tavares de; SOARES, Maria Elias; SILVA, Maria Erotildes Moreira e. A língua portuguesa em Timor Leste: a percepção de estudantes timorenses. Revista do GELNE, Natal, v. 16, n. 1/2, p. 97-123, 2014. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho teve como objetivo investigar as políticas linguísticas percebidas (crenças) dos estudantes timorenses em relação ao ensino e aprendizagem de português. Para tanto, adotamos a noção multidimensional de política linguística de Spolsky (2004, 2009, 2012) e aplicamos um instrumento de coleta de dados com timorenses que estavam cursando graduação em uma universidade brasileira. A análise quantitativa dos dados indico cinco blocos de crenças que foram considerados importantes para os estudantes, a saber: a valoração positivada língua portuguesa em Timor Leste, a valorização de um ensino tradicional e de um ensino não tradicional, a importância da correção do erro e a dificuldade de aprender português. |
Abstract: | The present study aimed to investigate the perceived language policies (beliefs) of Timorese students in relation to teaching and learning Portuguese. For this, we adopt the multidimensional notion of language policy of Spolsky (2004, 2009, 2012) and applied a tool for collecting data with Timorese who were attending graduate in a Brazilian university. Quantitative analysis of the data indicated five blocks of beliefs that wereconsidered important for students to know: a positive evaluation of the Portuguese language in East Timor, the appreciation of a traditional teaching and a non-traditional teaching, the importance of error correction and the difficulty of learning Portuguese. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19817 |
ISSN : | 2236-0883 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_stsouza.pdf | 279,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.