Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19694
Tipo: | Dissertação |
Título : | Mecanismos enunciativos de temporalização em Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Título en inglés: | Mécanismes énonciatifs de temporalization dans les Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Autor : | Chaves, Lívia Pereira |
Tutor: | Saraiva, José Américo Bezerra |
Palabras clave : | Memórias Póstumas de Brás Cubas;Assis, Machado de, $d 1839-1908. Memórias Póstumas de Brás Cubas – Análise semiótica. Semântica narrativ;Temporalização (Linguística);Énonciation;Temporalité |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | Chaves, L. P.; Saraiva, J. A. B. (2016) |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho analisou os mecanismos enunciativos de temporalização em Memórias Póstumas de Brás Cubas para a depreensão dos efeitos de sentido de transformações, subversões e desdobramentos temporais que dão a esse livro um caráter singular de inovação narrativa e complexidade enunciativa. Para tanto, apoiamo-nos no arcabouço teórico da Semiótica Discursiva, em Fiorin (1996), Cruz (2009) e Calbucci (2010). A primeira parte deste trabalho versa sobre os aspectos teóricos da Semiótica Discursiva, centrando a discussão na enunciação e na relação entre enunciação e tempo. Na segunda parte, foi apresentada a análise da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas. Nossa metodologia consistiu em identificarmos, no texto, as digressões temporais que serviram de base para análise do jogo temporal em Memórias Póstumas, buscamos quais os mecanismos de temporalização operam nas prospectivações, retrospectivações e perspectivações e quais os sentidos que tais mecanismos trazem para o texto. Foi possível observar, neste trabalho, que o jogo enunciativo contribui para que a obra tenha um caráter singular. Nesse contexto, as prospectivações, retrospectivações e perspectivações são responsáveis pelos movimentos temporais enunciativos da obra e são manifestadas tendo como função adiantar ou postergar a narrativa, mudar o quadro da narrativa, presentificar os fatos da narrativa. |
Resumen en francés: | Ce travail a examiné les mécanismes énonciatifs de temporalités dans Memórias Póstumas de Brás Cubas pour déduire les effets de sens des transformations, subversions et développements temporels qui donnent à ce livre un récit de caractère unique d'innovation narrative et complexité ennonciative. Pour cela, nous nous appuyons sur le cadre théorique de la sémiotique discursive de Fiorin (1996), Cross (2009) et Calbucci (2010). La première partie de ce travail porte sur les aspects théoriques de la Sémiotique Discursive vers le débat de l'énonciation et de la relation entre l'énonciation et le temps. Dans la deuxième partie, nous présentons l'analyse de l’oeuvre Memórias Póstumas de Brás Cubas. Tout d'abord, on a identifié dans le texte les digressions temporelles qui étaient à la base de l'analyse du jeu temporel dans Memórias Póstumas, ce qui sont les mécanismes temporels liés aux plans prospectif, retrospectif et perspectif. Il a été possible d’observer, dans ce travail, que le jeu d'énonciation contribue avec un caractère singulier à cette recherche. Dans ce contexte, les plans prospectifs, retrospectifs et perspectifs sont responsables de mouvements temporels énonciatifs de l’oeuvre et ils sont exprimés en fonction d'avancer ou de retarder le récit, changer le cadre de la narrative, rendre le temps présent aux faits de la narration. |
Descripción : | CHAVES, Lívia Pereira. Mecanismos enunciativos de temporalização em Memórias Póstumas de Brás Cubas. 2016. 73f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2016. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19694 |
Aparece en las colecciones: | PPGL - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_dis_lpchaves.pdf | 429,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.