Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19638
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira Júnior, José Leite de | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-19T20:48:00Z | - |
dc.date.available | 2016-09-19T20:48:00Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA JÚNIOR, José Leite de. Função histórica da caligrafia em Saramago. Revista Desassossego, São Paulo, v. 7, n. 13, p. 55-68, jun. 2015. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-3180 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19638 | - |
dc.description.abstract | The novel Manual de pintura e caligrafia, by José Saramago, sketches a parallel between the history of writing and the personal drama of the protagonist. The semiotic analysis allows us to see that the main character becomes aware of their class status, was opposed to bourgeois values. In this novel, as occurred in humanity, the transition from prehistory to history corresponds to the passage from painting to graphy. The calligraphy is a dialectical synthesis between painting and writing and serves as a metaphor to the ideological unmasking. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Desassossego | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Romance de Saramago | pt_BR |
dc.subject | Literatura e pintura | pt_BR |
dc.subject | Semiótica discursiva | pt_BR |
dc.subject | Ideologia | pt_BR |
dc.title | Função histórica da caligrafia em Saramago | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O romance Manual de pintura e caligrafia, de José Saramago, estabelece um paralelo entre a história da escrita e o drama pessoal do protagonista. A análise semiótica permite perceber que o personagem principal toma consciência de sua condição de classe, opondo-se aos valores burgueses. Nesse romance, assim como ocorreu na humanidade, a passagem da pré-história à história corresponde à passagem da pintura à grafia. A caligrafia resulta de uma síntese dialética entre a pintura e a escrita e serve de metáfora ao desmascaramento ideológico. | pt_BR |
dc.title.en | Historical function of calligraphy in Saramago | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLIT - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_art_jloliveirajunior.pdf | 305,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.