Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19522
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual
Título en inglés: Authorship and deontology: mediation of ethical principles and literacy practices in academic writing using a virtual forum
Autor : Araújo, Júlio César Rosa de
Dieb, Messias Holanda
Palabras clave : Letramento;Aprendizagem;Fórum virtual;Interação virtual;Escrita acadêmica
Fecha de publicación : 2013
Editorial : Revista Brasileira de Linguística Aplicada
Citación : Araújo, J. C. R.; DIEB, M. H. (2013)
Resumen en portugués brasileño: Este artigo analisa a utilização de um fórum virtual como alternativa de interação entre professores, estudantes e bolsistas nas disciplinas Leitura e Produção de Textos Acadêmicos (LPTA) e Metodologia Científica, dos cursos de Letras e Pedagogia, respectivamente, da Universidade Federal do Ceará – UFC. A questão investigada é: Como a interação no fórum virtual pode alavancar a aprendizagem da escrita de textos acadêmicos e promover a construção de uma consciência deontológica inerente a essa atividade? Os resultados mostraram que, no ambiente virtual, os alunos discutiram suas dificuldades relativas à escrita acadêmica e se descobriram autores de artigos científicos e projetos de pesquisa, evitando a apropriação indevida de ideias alheias e estabelecendo relações cooperativas e respeitosas para com as dificuldades de escrita do outro. Assim, o fórum se mostrou bastante útil à exploração dos conteúdos de ambas as disciplinas, enriquecendo a interação respeitosa, os letramentos e a autoconfiança dos alunos.
Abstract: This article analyzes the use of a virtual forum as an option for the interaction between professors, students and fellows in two undergraduate programs at the Federal University of Ceará – Brazil: a) Literature and Languages and b) Pedagogy, respectively. The question investigated is: How can the interaction on the virtual forum improve the learning of academic text production and promote the construction of a deontological conscience inherent to this activity? The results showed that, in the virtual environment, the students discussed their difficulties related to academic writing and discovered themselves as authors of scientific articles and research projects, avoiding the undue appropriation of ideas of other people, and establishing cooperative and respectful relationships concerning the difficulties of writing of the other students. Thus, the forum has represented an additional possibility in the exploitation of contents in both courses, enriching the respectful interaction, the literacies and the selfconfidence of the students.
Descripción : ARAÚJO, Júlio César Rosa de; DIEB, Messias Holanda. Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 83-104, 2013.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19522
ISSN : 1984-6398 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_art_jaraujo.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.