Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19387
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMiranda, Cícero Anastácio Araújo de-
dc.date.accessioned2016-09-02T15:00:54Z-
dc.date.available2016-09-02T15:00:54Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMIRANDA, Cícero Anastácio Araújo de. Dizer e fazer: a ideologia subjacente ao discurso de formadores de professores de uma Universidade Pública Federal. Revista Eletrônica do GEPPELE - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, Ano 1, n. 2, v. 1, p. 165-199, nov. 2013/mai. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2318-0099-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19387-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica do GEPPELEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscurso ideológicopt_BR
dc.subjectTeoria das Representações Sociaispt_BR
dc.subjectFormação de professores de E/LEpt_BR
dc.titleDizer e fazer: a ideologia subjacente ao discurso de formadores de professores de uma Universidade Pública Federalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo discutir a ideologia subjacente aos discursos de professores de uma Universidade Pública Federal brasileira. Para isso, utiliza dados colhidos em trabalho no nível de Metrado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Como metodologia, propusemos uma articulação entre a Teoria das Representações Sociais, conforme as propostas de Moscovici (2009) e Jodelet (2001), com os Estudos Críticos do Discurso, nas bases do que postula Van Dijk (2008) e a Linguística Aplicada. A partir de uma análise lexical e semântica, revela-se o ideário compartilhado pelo grupo de professores participantes da investigação, que aponta para uma vinculação a um ideário progressista. Além disso, emergem posições da compreensão por parte do grupo de uma formação de professores de Espanhol Língua Estrangeira, voltada para o ensino da gramática e para a dotação do futuro docente da capacidade de ensinar o idioma nas mesas bases que o aprendeu.pt_BR
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_caamiranda.pdf528,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.