Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19387
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Miranda, Cícero Anastácio Araújo de | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-02T15:00:54Z | - |
dc.date.available | 2016-09-02T15:00:54Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Cícero Anastácio Araújo de. Dizer e fazer: a ideologia subjacente ao discurso de formadores de professores de uma Universidade Pública Federal. Revista Eletrônica do GEPPELE - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, Ano 1, n. 2, v. 1, p. 165-199, nov. 2013/mai. 2014. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-0099 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19387 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Eletrônica do GEPPELE | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Discurso ideológico | pt_BR |
dc.subject | Teoria das Representações Sociais | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores de E/LE | pt_BR |
dc.title | Dizer e fazer: a ideologia subjacente ao discurso de formadores de professores de uma Universidade Pública Federal | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem como objetivo discutir a ideologia subjacente aos discursos de professores de uma Universidade Pública Federal brasileira. Para isso, utiliza dados colhidos em trabalho no nível de Metrado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Como metodologia, propusemos uma articulação entre a Teoria das Representações Sociais, conforme as propostas de Moscovici (2009) e Jodelet (2001), com os Estudos Críticos do Discurso, nas bases do que postula Van Dijk (2008) e a Linguística Aplicada. A partir de uma análise lexical e semântica, revela-se o ideário compartilhado pelo grupo de professores participantes da investigação, que aponta para uma vinculação a um ideário progressista. Além disso, emergem posições da compreensão por parte do grupo de uma formação de professores de Espanhol Língua Estrangeira, voltada para o ensino da gramática e para a dotação do futuro docente da capacidade de ensinar o idioma nas mesas bases que o aprendeu. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_caamiranda.pdf | 528,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.