Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19195
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A 'regulamentação' do professor precarizado: o impacto da precarização laboral nos professores da rede pública de ensino no Ceará |
Autor(es): | Barros, Daniel Ítalo Alencar Aquino, Cassio Adriano Braz de |
Palavras-chave: | Precarização;Trabalho;Docente |
Data do documento: | 2013 |
Instituição/Editor/Publicador: | Congresso Latinoamericano de Sociologia |
Citação: | BARROS, Daniel Ítalo Alencar ; AQUINO, Cassio Adriano Braz de. A 'regulamentação' do professor precarizado: o impacto da precarização laboral nos professores da rede pública de ensino no Ceará. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGIA, 29., 2013, Santiago. Atas... Santiago: ALAS, 2013. p. 01-08 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar as novas formas de organização no mundo do trabalho e as consequências da precarização/flexibilização laboral na subjetividade do trabalhador e como essas formas flexíveis de trabalho são percebidas pelos mesmos, tendo como pressuposto e entendimento que o processo de precarização não é um fenômeno homogêneo, mas atinge de forma diferenciada diferentes setores da classe trabalhadora. Focamo-nos no estudo da realidade laboral dos professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Ceará, usando como referencial teórico a Sociologia do Trabalho e a Psicologia Social do Trabalho. Utilizando como aporte metodológico a sócio-hermenêutica de Alonso (1998) e sua Análise Sociológica do Discurso. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19195 |
ISBN: | 978-956-19-0828-4 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DPSI - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_cabaquino.pdf | 284,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.