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Tipo: Dissertação
Título : Geração de malhas por refinamento adptativo usando GPU
Título en inglés: Generation of mesh by adaptive refinement using GPU
Autor : Cesar, Ricardo Lenz
Tutor: Cavalcante Neto, Joaquim Bento
Co-asesor: Vidal, Creto Augusto
Palabras clave : Ciência da computação;GPU;Refinamento;Malha;Silhueta;Refinement
Fecha de publicación : 2009
Citación : CESAR, Ricardo Lenz. Geração de malhas por refinamento adptativo usando GPU. 2009. 100 f. Dissertação (Mestrado em ciência da computação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2009.
Resumen en portugués brasileño: O alto desempenho da GPU e o crescente uso dos seus mecanismos de programação têm estimulado diversas aplicações gráficas de realidade virtual a explorar melhor o potencial desse dispositivo para alcançar níveis mais altos de realismo. Trabalhos têm surgido com um enfoque no refinamento da silhueta de malhas geométricas, buscando expressar melhor a superfície dos objetos tridimensionais sendo representados. O tipo de refinamento aplicado pode ser, por exemplo, uma suavização da malha bruta de um avatar, por meio da interpolação de uma superfície curva sobre suas faces. A ideia básica é fazer uma discretização adaptativa da malha do objeto e então gerar uma nova silhueta usando essa discretização. Métodos anteriores são analisados e são apresentadas melhorias que juntas formarão o método proposto. O desempenho obtido é superior devido a uma exploração melhor do paralelismo da GPU, e a técnica proposta funciona suficientemente bem com malhas existentes sem necessidade de se projetar novos modelos para isso.
Abstract: The high performance of the GPU and the increasing use of its programming mechanisms have stimulated several graphic applications of virtual reality to explore the potential of this device to achieve higher levels of realism. Studies have emerged with a focus on refining the silhouette of geometric meshes, seeking to express better the surface of three-dimensional objects being represented. The type of refining can be applied, for example, a fabric softening raw an avatar by means of an interpolation curve on their surface faces. Basic idea is to make an adaptive mesh discretization of the object and then generate a new silhouette using this discretization. Previous methods are analyzed and improvements are presented which together form the proposed method. The performance obtained is superior due to a better exploitation of parallelism of the GPU, and the proposed technique works well enough with existing mesh without the need to design new models for this.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18556
Aparece en las colecciones: DCOMP - Dissertações defendidas na UFC

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