Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18514
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, José Neuman de-
dc.contributor.authorCosta, Philipp Bernardino-
dc.date.accessioned2016-07-20T13:52:31Z-
dc.date.available2016-07-20T13:52:31Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCOSTA, Philipp Bernardino. Uma abordagem para offloading em múltiplas plataformas móveis. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em ciência da computação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18514-
dc.description.abstractThe mobile devices, like smartphones and tablets, have evolved considerably in last years in computational terms. Despite advances in their hardware, these devices have energy constraints regarded to their poor computing performance. Therefore, on this context, a new paradigm called Mobile Cloud Computing (MCC) has emerged. MCC studies new ways to extend the computational and energy resources, on mobile devices using the offloading techniques. A literature survey about MCC, has shown that there is no support heterogeneity on reported studies. In response, we propose a framework called MpOS (Multi-platform Offloading System), which supports the offloading technique in mobile application development, for two mobile platforms (Android and Windows Phone). Two case studies were developed with MpOS solution in order to evaluate the framework for each mobile platform. These case studies show how the offloading technique works on several perspectives. In BenchImage experiment, the offloading performance was analyzed, concerning to its execution on a remote execution site (a cloudlet on local network and public cloud in the Internet). The Collision application promotes the analysis of the offloading technique performance on real-time application, also using different serialization systems. In both experiments, results show some situations where it was better to run locally on smarphone, than performing the offloading operation and vice versa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectHeterogeneidade de plataformas móveispt_BR
dc.subjectMobile cloud computingpt_BR
dc.subjectOffloadingpt_BR
dc.subjectMobile platform heterogeneitypt_BR
dc.subjectMobile cloud computingpt_BR
dc.titleUma abordagem para offloading em múltiplas plataformas móveispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorTrinta, Fernando Antonio Mota-
dc.description.abstract-ptbrOs dispositivos móveis, especificamente os smartphones e os tablets, evoluíram bastante em termos computacionais nos últimos anos, e estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Apesar dos avanços tecnológicos, a principal limitação desses dispositivos está relacionada com a questão energética e com seu baixo desempenho computacional, quando comparado com um notebook ou computador de mesa. Com base nesse contexto, surgiu o paradigma do Mobile Cloud Computing (MCC), o qual estuda formas de estender os recursos computacionais e energéticos dos dispositivos móveis através da utilização das técnicas de offloading. A partir do levantamento bibliográfico dos frameworks em MCC verificou-se, para o problema da heterogeneidade em plataformas móveis, ausência de soluções de offloading. Diante deste problema, esta dissertação apresenta um framework denominado de MpOS (Multiplataform Offloading System), que suporta a técnica de offloading, em relação ao desenvolvimento de aplicações para diferentes plataformas móveis, sendo desenvolvido inicialmente para as plataformas Android e Windows Phone. Para validação foram desenvolvidas para cada plataforma móvel, duas aplicações móveis, denominadas de BenchImage e Collision, que demonstram o funcionamento da técnica de offloading em diversos cenários. No caso do experimento realizado com BenchImage foi analisado o desempenho da aplicação móvel, em relação à execução local, no cloudlet server e em uma nuvem pública na Internet, enquanto no experimento do Collision (um aplicativo de tempo real) foi analisado o desempenho do offloading, utilizando também diferentes sistemas de serialização de dados. Em ambos os experimentos houve situações que era mais vantajoso executar localmente no smartphone, do que realizar a operação de offloading e vice-versa, por causa de diversos fatores associados com a qualidade da rede e com volume de processamento exigido nesta operação.pt_BR
dc.title.enAn approach for mobile multiplatform offloading systempt_BR
Aparece nas coleções:DCOMP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_pbcosta.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.