Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18382
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Instrumento para diagnóstico da Gestão da Informação e do Conhecimento (GIC) para Bibliotecas Universitárias
Título en inglés: Instrument for Information and Knowledge Management of diagnostic (GIC) in University Libraries
Autor : Silva, Adriana Nóbrega da
Duarte, Emeide Nóbrega
Palabras clave : Gestão da informação;Gestão do conhecimento;Biblioteca universitária;Information management;Knowledge management;Academic library
Fecha de publicación : 2015
Editorial : Ciência da Informação em Revista
Citación : SILVA, Adriana Nóbrega; DUARTE, Emeide Nóbrega. Instrumento para diagnóstico da Gestão da Informação e do Conhecimento (GIC) para Bibliotecas Universitárias. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 2, n. 2, p. 54-66, maio/ago. 2015.
Resumen en portugués brasileño: O foco desta investigação está no entendimento da Gestão do Conhecimento (GC) e de sua sistematização como um processo tal qual a Gestão da Informação (GI), e na integração de ambos em um modelo que permita o diagnóstico. A investigação foi desenvolvida na Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). A pesquisa teve por objetivo principal propor um instrumento para diagnosticar o gerenciamento da informação e do conhecimento (GIC) de forma integrada para bibliotecas universitárias. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de cunho qualitativo, considerada estudo de caso. Adota a análise de conteúdo para a coleta, organização e análise dos dados. Os resultados da pesquisa indicaram que há necessidade de ampliar as discussões a respeito da GIC direcionadas às bibliotecas universitárias, explorar com profundidade as temáticas específicas da GIC, tais como a valorização do capital intelectual na biblioteca universitária, analisa os bibliotecários diretores e gestores, entendendo que todo o processo de GIC depende de ações bem planejadas, alinhadas às expectativas organizacionais e dos usuários, fazendo-se uso dos recursos humanos, materiais e tecnológicos disponíveis. As redes sociais estão presentes, facilitando a comunicação entre o pessoal da biblioteca, e entre estes e os usuários, convergindo serviços de informação mais convenientes e eficientes. Nos novos tempos, a GIC expande a relevância da função do bibliotecário, que não se restringe ao mero gerenciamento das informações documentárias. Ele se torna uma personagem central na administração da biblioteca, cujas competências extrapolam a racionalidade da técnica biblioteconômica, para satisfazer pessoas (usuários/clientes e colaboradores).
Abstract: The focus of this research is on the understanding of Knowledge Management and its systematization as a process of Information Management and also on the integration of both in a model that allows the diagnosis. The research was developed at the Federal University of Ceará (UFC) and at the University of Fortaleza (UNIFOR). The research had as main objective to propose an instrument to diagnose the management of information and knowledge integratedly for university libraries. This is a descriptive and exploratory research with qualitative approach, considered a case study. It adopts the content analysis for the collection, organization and analysis of data. The survey results indicated that there is a need to broaden discussions about the Information and Knowledge Management(IKM) directed to university libraries, and also to explore in depth the specific themes of the IKM, such as the valuation of intellectual capital in the university library, analyzes the director librarians and managers, understanding that the whole process of IKM depends on well planned actions, aligned with organizational and users expectations, using human resources, materials and technologies available. Social networks are present, facilitating communication between library staff, and between them and the users, converging to more convenient and efficient information services. In modern times, the IKM expandes the Librarian function relevance, which is not restricted only to the management of documentary information. He becomes a central character in the library's management, whose skills go beyond the rationality of library science technique to meet people’s satisfaction (users / customers and employees).
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18382
ISSN : 23580763 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_art_ansilva.pdf238,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.