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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18298
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Luiz Roberto de | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Lidia Eugenia | - |
dc.contributor.author | Rolim, Raquel de Melo | - |
dc.contributor.author | Silva, Andréa Soares Rocha da | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-14T10:39:21Z | - |
dc.date.available | 2016-07-14T10:39:21Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, L. R.; CAVALCANTE, L. E.; ROLIM, R. M.; SILVA, A. S. R. (2014) | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788541505475 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18298 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Luiz Roberto de; CAVALCANTE, Lidia Eugenia; ROLIM, Raquel de Melo; SILVA, Andréa Soares Rocha da. Desafios e soluções no desenvolvimento de curso de especialização em Saúde da Família do Ceará (CESF), pelo NUTEDS/UFC. In: GUSMÃO, Cristine Martins Gomes de; SIEBRA, Sandra de Albuquerque; BORBA, Vildeane da Rocha; MENEZES, Júlio Venâncio de; OLIVEIRA, Júnior Carlos Alberto Pereira de; NASCIMENTO, Edinalva Neves; OLIVEIRA, Vinicius de Araújo (Orgs.). Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais de saúde no sistema Universidade Aberta do SUS. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2014. p. 28-51. | pt_BR |
dc.description.abstract | The authors describe the script to offer a Specialization Course in Family Health (CESF), demanded by the SUS Open University. They weave reflective comments regarding E-learning and considered the following success topics: creation of the Center for Distance Learning and Online Technologies in Health, which is responsible for the course, with five coordinations; participative construction of the Course’s Political Pedagogical Project; content-teachers and Tutors training; the offering of a module on online; the offer of didactic transition use; the team organization of didactic production with properly trained technicians; jointly monitored care by the Distance Education and Tutoring Coordinators and Pedagogical Coordination. They yet clarify that the Center already had the infrastructure to supply for other HD designs (Brazil Networks Telehealth Program). The first group resulted in low dropout rate (<20%), showing the course’s consolidation, with its second offer. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora Universitária da UFPE | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Atenção primária | pt_BR |
dc.subject | Saúde da família | pt_BR |
dc.subject | E-learning | pt_BR |
dc.subject | Primare care | pt_BR |
dc.subject | Family health strategy | pt_BR |
dc.subject | Educación en linea | pt_BR |
dc.subject | Atención primaria de salud | pt_BR |
dc.subject | Medicina de familia y comunitaria | pt_BR |
dc.title | Desafios e soluções no desenvolvimento de curso de especialização em Saúde da Família do Ceará (CESF), pelo NUTEDS/UFC | pt_BR |
dc.title.alternative | Retos y soluciones en el desarrollo del Curso de Especialización en Salud Familiar de Ceará (CESF), por NUTEDS/UFC | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Descreve a oferta do Curso de Especialização em Saúde da Família (CESF), solicitação da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Reflete sobre o uso da Educação a Distância online e fatores relevantes para o sucesso do curso. Os seguintes itens se destacam: criação pela UFC, responsável pelo curso, do NUTEDS/UFC, com cinco coordenações; construção participativa do Projeto Pedagógico do Curso; formação de Professores Conteudistas e Tutores (com atuação a distância e presencial); módulo sobre EaD online para os cursistas (início do curso); uso da transição didática; organização de equipe de produção; cuidados de monitorização conjunta pelas Coordenações de EaD e Tutoria, Pedagógica e de Monitoramento e Avaliação. Informa-se que o NUTEDS/UFC já possuía infraestrutura necessária de TIC, por atender outros projetos do MS (Programa Telessaúde Brasil Redes). Resultado na primeira turma: baixo índice de evasão (inferior a 20%). O curso está consolidado, com outras ofertas já concluídas. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Describe el suministro de la Especialización en Salud Familiar (CESF), solicitado por la Universidad Abierta del SUS (UNA-SUS). Se reflexiona sobre la educación a distancia en línea y los factores relevantes de éxito. Los elementos en destaque son: la creación del NUTEDS/UFC, responsable por el curso, con cinco coordinadores; construcción participativa del Proyecto Político Pedagógico; la formación de profesores de contenido y tutores); uso de la transición didáctica; organización de equipo de producción; cuidado supervisado conjuntamente por la Coordinación de Educación a Distancia y Tutoría, Pedagógica, y de Seguimiento y Evaluación. Se informa que el NUTED/ UFC ya tenía la infraestructura de TIC necesaria por servir a otros proyectos del MS (Programa de Telesalud Brasil Redes). Resultado en el primer grupo: baja tasa de abandono (por debajo del 20%). El curso se consolida con la conclusión de su segunda oferta. | pt_BR |
dc.title.en | Challenges and solutions in the development of a Specialization Course in Family Health of Ceará (CESF) by NUTEDS/UFC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCINF - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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