Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1734
Tipo: | Dissertação |
Título : | Construção e validação de hipermídia educacional em planejamento familiar : abordagem à anticoncepção |
Título en inglés: | construction and validation of hypermedia education in family puanning : approach to contraception |
Autor : | Lopes, Emeline Moura |
Tutor: | Pinheiro , Ana Karina Bezerra |
Palabras clave : | Anticoncepção;hipermídia |
Fecha de publicación : | 2009 |
Citación : | LOPES, E. M. Construção e validação de hipermídia educacional em planejamento familiar : abordagem à anticoncepção. 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009. |
Resumen en portugués brasileño: | A utilização de recursos tecnológicos na área da saúde e da enfermagem vem sendo cada vez mais presente na realidade prática. Essas ferramentas são desenvolvidas e aplicadas no meio assistencial, assim como no meio acadêmico por enfermeiros e por discentes. Diante desta nova realidade, é exigido dos enfermeiros preparo, conhecimento e domínio da tecnologia para adequar-se a estas novas tendências de ações em enfermagem, sem, contudo, afastar-se da essência do cuidado ou distanciar a relação existente entre professor e aluno. Dentre as práticas do enfermeiro, cita-se a atenção em planejamento familiar e anticoncepção. Passando pelos aspectos tecnológicos e assistenciais, torna-se oportuno articular o uso de tecnologia, educação e enfermagem em planejamento familiar, desenvolvendo uma hipermídia educacional. Assim, objetivou-se construir uma hipermídia educacional em planejamento familiar, com ênfase à contracepção. O desenvolvimento deste estudo foi baseado na teoria da interação social de Vygostsky. O estudo é do tipo de desenvolvimento, ou seja, a construção e desenvolvimento de softwares e outras estratégias tecnológicas que são implementadas no ambiente educacional ou assistencial. A construção da hipermídia ocorreu no período de maio a outubro de 2009. Em seguida, foi realizada avaliação por juízes especialistas em planejamento familiar-contracepção e em tecnologia. Após análise pelos juízes, foram implementadas as sugestões e correções, as quais resultaram na última versão do hipermídia. O desenvolvimento foi baseado na proposta de Falkembach (2005), que cita como fases de concepção e desenvolvimento de uma hipermídia: o planejamento; a modelagem, que consistiu na elaboração do roteiro de aulas; implementação, que consistiu na criação do curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Solar e na avaliação. Esta ocorreu por meio de avaliação de especialistas técnicos e em conteúdo, selecionados com base em critérios de produtividade e experiência na área relacionada. Feita a avaliação, foram realizadas as alterações sugerias, resultando em uma última versão da hipermídia. Foram seguidos os aspectos éticos. Os juízes validaram a hipermídia em termos técnicos e termos de conteúdo ao atribuírem valoração que classificou a hipermídia como adequada a ser utilizada junto a acadêmicos de enfermagem. A hipermídia mostrou-se como uma ferramenta a ser utilizada no processo ensino-aprendizagem relacionado a temática planejamento familiar em contracepção. A criação e utilização dos recursos em tecnologia vêm se mostrando cada vez mais úteis e eficientes, sendo sua aplicação na prática docente ou assistencial algo cada vez mais explorado na enfermagem e, mais precisamente no ambiente de ensino. A criação destes recursos na enfermagem se faz de grande importância para a elevação da profissão e da qualidade da assistência. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1734 |
Aparece en las colecciones: | DENF - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_dis_emlopes.pdf | 3,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.