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dc.contributor.authorD'Alge, Carlos Neves-
dc.date.accessioned2016-06-01T14:45:53Z-
dc.date.available2016-06-01T14:45:53Z-
dc.date.issued1982-
dc.identifier.citationD'Alge, C. N. (1982)pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17286-
dc.descriptionD'ALGE, Carlos Neves. Os limites da solidão e do medo nos romances de José Cardoso Pires. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 1-5, jul./dez. 1982.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSolidão e Medopt_BR
dc.subjectNeo-realismopt_BR
dc.subjectRomancept_BR
dc.titleOs limites da solidão e do medo nos romances de José Cardoso Pirespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAlves Redol, Manuel da Fonseca, Fernando Namora e José Cardoso Pires, são os nomes mais identificados, no Brasil, com o neo-realismo português. Sem dúvida, entre eles, o mais comprometido com essa forma de narrar foi Alves Redol. Entretanto, e mesmo porque, infelizmente, Alves Redol nos deixou, os seus companheiros, ao longo destes anos, sem romper com o inventário crítico da sociedade portuguesa, libertaram- se de certa standartização do romance neo-realista. Nessa libertação e superação de modelos, e/ ou estereótipos, situa-se a ficção de José Cardoso Pires, notadamente a partir de O Hóspede de Job, romance com que conquistou, em 1964, o Prêmio Camilo Castelo Branco. Nessa data até ao presente, José Cardoso Pires escreveu mais dois romances: O Delfim, de 1968, e Balada da Praia dos Cães, de 1983. Dedicou- se ainda à crônica e ao memorialismo em E agora, José? de 1977, à sátira política em Dinossauro Excelentíssímo, de 1972, e ao teatro em Corpo-delito numa sala de Espelhos, de 1980.pt_BR
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