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dc.contributor.authorTorres, Marie-Hélène Catherine-
dc.date.accessioned2016-04-01T11:40:32Z-
dc.date.available2016-04-01T11:40:32Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationTorres, M. H. C. (2014)pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051 (impresso)-
dc.identifier.issn2358-4793 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15955-
dc.descriptionTORRES, Marie-Hélène Catherine. Cooperação e parceria nacional no Brasil: quase 10 anos de sucesso do doutorado interinstitucional. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 33, n. 2, p. 75-81, jul./dez. 2014.pt_BR
dc.description.abstractThe Interinstitutional Doctorate is one of the few projects that deal at the same time with concrete issues such as socialization of knowledge and privileged national exchange through an institutional solidarity project, and especially teaching, because it is the teachers who are part of the idea, design and implementation of the project. The main objective of this paper, after presenting a brief history of the Interinstitutional Doctoral projects in Brazil and from the partnership / cooperation system, is trying to show how it works in practice, considering classes, guidelines and doctoral internships. Finally I will show that, from my experience as a coordinator of two DINTERs in Translation Studies with the Universidade Federal da Paraíba and Universidade Federal do Pará, as such a project has results and impacts not only on the receiving institution, but even more so for the promoter institution.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDoutorado interinstitucionalpt_BR
dc.subjectTradução na UFSCpt_BR
dc.subjectSolidariedade intelectualpt_BR
dc.titleCooperação e parceria nacional no Brasil: quase 10 anos de sucesso do doutorado interinstitucionalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Doutorado Interinstitucional é um dos raros projetos que reúne ao mesmo tempo quesitos como socialização concreta do conhecimento e intercâmbio nacional privilegiado através de um projeto de solidariedade institucional, principalmente de docente, porque é dos docentes que parte a ideia, concepção e aplicação do projeto. O objetivo principal desse artigo, após apresentar um breve histórico dos projetos de Doutorado Interinstitucional no Brasil e basear-se no sistema de parceria/ cooperação, é tentar mostrar como funciona na prática o Doutorado Interinstitucional, considerando aulas, orientações e os estágios doutorais. Mostrarei finalmente que, a partir da minha experiência enquanto coordenadora de dois DINTERs em Estudos da Tradução com as Universidades Federais da Paraíba e do Pará, como um projeto como este tem resultados e impactos não somente para a Instituição receptora, mas, mais ainda, para a Instituição promotora.pt_BR
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