Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1592
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Estimação preliminar das medidas de mortalidade do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no Norte e Nordeste brasileiros
Autor : Ivo, Carlos Tassito Corrêa
Gesteira, Tereza Cristina Vasconcelos
Palabras clave : Lutjanus - Purpureus - Brasil - Norte
Fecha de publicación : 1974
Editorial : Arquivos de Ciências do Mar
Citación : IVO, Carlos Tassito Correa; GESTEIRA, Tereza Cristina Vasconcelos. Estimação preliminar das medidas de mortalidade do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no Norte e Nordeste brasileiros. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 14, n.2, p.123-127, dez. 1974.
Resumen en portugués brasileño: É crescente a importância da pesca industrial do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no norte e nordeste do Brasil, onde se apresenta como um dos principais recursos pesqueiros marinhos. Neste estudo os autores pretendem estimar as medidas de mortalidade do pargo, que permitirão uma melhor avaliação do estoque disponível para pesca. Foram amostrados 27.922 indivíduos desembarcados em Fortaleza (Estado do Ceará), capturados ao largo da costa norte e nordeste do Brasil, no período de janeiro/1970 a dezembro/1973. De cada indivíduo foi tomado o comprimento total (entre as extremidades anterior da cabeça e posterior da cauda), que variou de 30,0 a 82,0 cm. Não foram considerados os sexos. A metodologia adotada neste trabalho foi sugerida por Santos (MS), para análise das populações biológicas. As amostras, agrupadas por semestres dos anos em estudo, foram distribuídas por classes de comprimento total, correspondentes às diversas idades, de acordo com a curva de crescimento anteriormente calculada por Menezes& Gesteira (1974).
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1592
Aparece en las colecciones: LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1974_art_ctsivo.pdf230,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.