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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15909
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Bylaardt, Cid Ottoni | - |
dc.contributor.author | Nobre, Cristiane Melo | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-31T15:04:04Z | - |
dc.date.available | 2016-03-31T15:04:04Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | NOBRE, Cristiane Melo. Tutameia, o acaso como lugar da escrita rosiana: o ressoar silencioso da monstruosa voz. 2015. 104f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15909 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Langage | pt_BR |
dc.subject | Espace Littéraire | pt_BR |
dc.subject | Rosa, João Guimarães, 1908-1967. Tutameia - Crítica e Interpretação | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso literário | pt_BR |
dc.title | Tutameia, o acaso como lugar da escrita rosiana: o ressoar silencioso da monstruosa voz | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta dissertação tem como objetivo analisar a obra Tutameia (Terceiras Estórias), de João Guimarães Rosa, a partir das questões da linguagem que giram em torno da escritura literária, relação na qual será pensado o tripé que geralmente ronda a literatura: obra, mundo e autor. O estudo acha-se delineado a partir de três segmentos, o primeiro compreende uma abordagem do espaço literário na concepção de autores como Agamben, Battaile, Blanchot, Heidegger, entre outros; o segundo debruça-se nos quatro prefácios de Tutameia,visualizados como pontes do silêncio que levam em direção ao rio: o pensar se dissolvendo em estórias, peripécias de um fragmento; o terceiro é um convite ao mergulho na escrita rosiana. Para tanto, foram selecionados os seguintes contos: Antiperipleia e Se eu seria personagem. A proposta do estudo, em linhas gerais, é um pensar sobre a literatura, a in-útil no mundo, o fantasma de morte que, impossibilitado de morrer, vem ao homem por ruídos, o eterno jogo de apreensão de um vazio que escapa entre os dedos: condição para o poeta. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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