Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15903
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Góis, Cezar Wagner de Lima | - |
dc.contributor.author | Abreu, Márcia Kelma de Alencar | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-31T14:42:45Z | - |
dc.date.available | 2016-03-31T14:42:45Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | ABREU, Márcia Kelma de Alencar. A Alfabetização de Adultos e o Movimento da Identidade Pessoal: a leitura do mundo e a leitura de si na transformação da identidade. 2006. 177f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15903 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Alfabetización de adultos | pt_BR |
dc.subject | Identidad Personal | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização de adultos - Aspectos psicológicos Fortaleza (CE) | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização de adultos - Aspectos sociais - Fortaleza (CE) | pt_BR |
dc.subject | Identidade (Psicologia) - Fortaleza (CE) | pt_BR |
dc.subject | Maturidade - Fortaleza (CE) - Condições sociais | pt_BR |
dc.title | A Alfabetização de Adultos e o Movimento da Identidade Pessoal: a leitura do mundo e a leitura de si na transformação da identidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa foi realizada com dois alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos, que foram alfabetizados na vida adulta. O objetivo consistiu em desvelar o movimento da Identidade Pessoal durante este processo, compreendendo o trânsito de papéis e personagens e a história de vida, relacionado-a às possibilidades e impossibilidades de ser alfabetizando e dar continuidade aos estudos nesta fase da vida. O referencial adotado para a compreensão das relações entre alfabetização e desenvolvimento cognitivo foi o da Pedagogia da Libertação de Paulo Freire, da Psicogênese da Língua Escrita de Emília Ferrero e da Teoria Histórico Cultural da Mente de Vygotsky (1996; 2001) e Luria (1990). A Identidade Pessoal é compreendida como noção de si e metamorfose em Ciampa (1998) e como sentimento de si e presença em Góis (2003). A fim de apreender o movimento da Identidade Pessoal foi realizada uma pesquisa qualitativa, combinando a metodologia da história de vida e análise do discurso com a entrevista orientada. Discutiu-se que o analfabetismo é reflexo de várias mazelas sociais, expressas na história de vida dos participantes e que a mesma sociedade que o gera, produz a discriminação e exclusão dele decorrentes, expressos nos sentimentos de vergonha e na construção interiorizada de uma imagem negativa do ser analfabeto. Foram analisados os diversos papéis e personagens produzidos na vida dos participantes, relacionando-os aos caminhos e descaminhos que levaram ao analfabetismo e às tentativas bem sucedida ou fracassada de superação desta condição. Os aspectos de transformação positiva da Identidade Pessoal a partir do processo de alfabetização e suas conquistas foram também identificados e comentados. Concluiu-se que a Identidade Pessoal de nossos participantes foi significativamente metamorfoseada durante o processo de alfabetização, de modo diferenciado e singular para cada um deles, frente aos sucessos e fracassos de suas trajetórias. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Esa pesquisa fue realizada con dos alumnos del EJA – Educación de Jóvenes y Adultos, que fueron alfabetizados en la vida adulta. El objetivo consistuyó en revelar el movimiento de la Identidad Personal durante ese proceso, comprendendo el tránsito del papel y personájenes y la historia de la vida, relacionándolas a las posibilidades e imposibilidades de ser alfabetizando y continuar els estudos en esa fase de la vida. La referencia adoptada hasta la comprensión de las relaciones entre alfabetización y desarollamento cognitivo fue el de la Pedagogía de la Liberación de Paulo Freire, de la Psicogênese de la Lenguaje Escrita de Emília Ferreiro y de la Teoría Histórico Cultural de la Mente de Vygotsky (1996; 2001) e Luria (1990). La Identidad Personal comprendida como noción de si y metamorfosis en Ciampa (1998) y como sentimiento de si y presencia en Góis (2003). A fín de aprehender el movimiento de la Identidad Personal fue realizada una pesquisa qualitativa, combinando la metodologia de la historia de vida y análisis del discurso con la entrevista guiada. Fue discutido que el analfabetismo es reflejo del varios males sociales, expresas en la historia de la vida de los participantes y que la misma sociedad que lo gera, produce la discriminacíon y exclusión de él decorrentes, expresos en los sentimientos del verguenza y en la construcción interior de una imagen negativa de ser analfabeto. Fueron analisados los varios papeles y personájenes producidos en la vida de los participantes, relacionándolos a los caminos e descaminos que levaram al analfabetismo y las tentativas con éxito o con fracaso de superación de esa condición. Los aspectos de transformación positiva de la Identidad Personal a contar de proceso de alfabetización y suyas conquistas fueron también identificados y comentados. Se concluyó que la Identidad Personal de nuestros participantes fue transformada con significación durante el proceso de alfabetización, de modo diferente y singular para cada uno de ellos, frente a los sucesos y fracasos de suyas trayectorias. | pt_BR |
dc.title.en | La Alfabetizacion de Adultos y lo movimiento de la Identidad Personal | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGP - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_dis_mkaabreu.pdf | 945,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.