Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15895
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Andrade, Francisco Ari de | - |
dc.contributor.author | Lima Neto, José Melinho de | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-31T14:22:14Z | - |
dc.date.available | 2016-03-31T14:22:14Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | LIMA NETO, José Melinho de. O ambiente escolar e a relação com o saber: história de vida, memória e narrativas de alunos do ensino fundamental. 2016. 104f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15895 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Meaning | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Classroom environment | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de ensino fundamental - Atitudes | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de sala de aula | pt_BR |
dc.title | O ambiente escolar e a relação com o saber: história de vida, memória e narrativas de alunos do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa objetivou compreender o ambiente escolar e a relação com o saber dos alunos numa turma de 9º ano do ensino fundamental regular da Escola de Ensino Fundamental Raimundo Sotero de Moura, no município de Pacajus, no Ceará, à luz de suas narrativas. As narrativas trazidas pelos estudantes foram analisadas como instrumento histórico importante para o entendimento da representação acerca da sala de aula, na medida em que se situaram como sujeitos pertencentes a tal espaço. Eis o critério de entendimento da relação que eles fazem com o saber e a sala de aula. A proposta de construção do significado do ambiente escolar demonstrou a elevação do sentimento de pertencimento dos alunos à escola, na medida em que colaborou com o desenvolvimento da autoestima, por destacar sua condição de protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. Ao serem envolvidos numa atividade que propôs a elaboração de narrativas históricas de vida e de memória de tais discentes como parte integrante do processo escolar, foi possível, por meio de tal procedimento, construir a representação que fazem da escola. Admite-se que tal estudo seja oportuno para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, na medida em que envolveu discentes e professores da escola como sujeitos participantes da investigação ao ser narrada a história de vida dos educandos, evidenciando-se o significado que elaboram da sala de aula, bem como a relação com o saber. | pt_BR |
dc.title.en | Environmental school and relation to know: living history, memory and alumni of narrative of basic education | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_dis_jmlneto.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.