Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15779
Tipo: | Dissertação |
Título : | Resíduos do amor medieval em Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga |
Autor : | Soares, Jéssica Thais Loiola |
Tutor: | Martins, Elizabeth Dias |
Palabras clave : | Amour;Moyen Âge;Gonzaga, Tomás Antonio, 1744-1809;Imaginário;Liras |
Fecha de publicación : | 2015 |
Editorial : | www.teses.ufc.br |
Citación : | SOARES; Jéssica Thais Loiola. Resíduos do amor medieval em Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga. 2015. 148f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2015. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho tem como objetivo principal verificar que Marília de Dirceu, conjunto de liras do poeta árcade Tomás Antônio Gonzaga, apresenta elementos híbridos provenientes dos imaginários medieval e neoclássico. Além disso, procura constatar que o modo de amar ibérico do século XIII foi capaz de atravessar os séculos e os mares para manter-se ativo no imaginário brasileiro do século XVIII. Por fim, intenta demonstrar que as culturas não são blocos estanques que andam cada qual por uma direção, mas que se entrecruzam de forma vívida. O principal embasamento teórico desta pesquisa é a Teoria da Residualidade, sistematizada por Roberto Pontes (1999), segundo a qual não há nada novo na cultura nem na literatura, pois todo período apresenta resíduos de tempos anteriores. Assim, esta investigação mostra-se relevante para a comunidade acadêmica porque adota uma perspectiva inovadora para a análise de Marília de Dirceu, ainda não defendida por nenhum pesquisador de que tenhamos conhecimento. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15779 |
Aparece en las colecciones: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_dis_jtlsoares.pdf | 669,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.