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dc.contributor.advisorXimenes, Verônica Morais-
dc.contributor.authorFigueiredo, Eugênia Bridget Gadelha-
dc.date.accessioned2012-01-12T13:48:38Z-
dc.date.available2012-01-12T13:48:38Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationFÉLIX, Fabíola Maria Ferreira. Afetividade e trabalho: uma leitura dos CAPS gerais de Fortaleza mediada pelos mapas afetivos. 2011. 170f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1535-
dc.descriptionFIGUEIREDO, Eugênia Bridget Gadelha. Diálogo entre modo de vida comunitário dos adolescentes em regime de liberdade assistida e a proposta de inserção comunitária do ECA. 2008. 151f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza-CE, 2008.pt_BR
dc.description.abstractThis qualitative study sought to evaluate the relationships between the lifestyle of teenagers with criminal records and the social insertion program sponsored by the Estatuto da Criança e do Adolescente ECA Lagamar region one of the most violent and poorest areas of Fortaleza was studied The social insertion proposal is practically applied by the project Raíz de Cidadania, associated to the Prefeitura Municipal de Fortaleza and it is based upon the historic and cultural principles of social psychology using thematic analysis derived from directed individual and collective interviews Four male teenagers with age between fifteen and nineteen years constituted the subjects of this research Three specific objectives were established in order to evaluate the general objective i e to assess their social lifestyle These specific objectives are (1) to identify their most common social activities (2) to understand the process of attributing meaning to social interactions and (3) to analyze the application of the instrument of assisted freedom from the point of view of the subjects The results demonstrate some incongruence between the objectives of the assisted freedom mechanism and the measures leading to its application We have verified that these activities were rather exercises seeking to change habits reinforce discipline and rules observance than measures destined to create emancipation transformation of life and rebuilding of long term projects the primary objectives of the socio-educative instrument of assisted freedom It was also verified disarticulation between its application and the social life of the teenagers Thus such actions have revealed themselves as punctual disconnected and unassociated with the social scenariospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectModo de vida comunitáriopt_BR
dc.subjectLiberdade Assistidapt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.subjectSocial lifept_BR
dc.subjectAssisted freedompt_BR
dc.subjectDelinquentes juvenispt_BR
dc.subjectLiberdade assistida – Lagamar (Fortaleza,CE)pt_BR
dc.subjectAdolescentes (meninos) – Lagamar (Fortaleza,CE) – Condutapt_BR
dc.subjectAdolescentes (meninos) – Lagamar (Fortaleza,CE) – Usos e costumespt_BR
dc.subjectRelações Humanas na adolescência – Lagamar (Fortaleza,CE)pt_BR
dc.subjectInteração social em adolescentes – Lagamar (Fortaleza,CE)pt_BR
dc.titleDiálogo entre modo de vida comunitário dos adolescentes em regime de liberdade assistida e a proposta de inserção comunitária do ECApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa de caráter qualitativo tem como objetivo geral conhecer o modo de vida comunitário dos adolescentes em regime de Liberdade Assistida-LA moradores do Lagamar a fim de estabelecer um diálogo com a aplicação da medida sócio-educativa de liberdade assistida realizada pela prefeitura Municipal de Fortaleza através do Projeto Raíz de Cidadania Para isso foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: identificar as atividades coletivas mais frequentes entre os adolescentes, compreender o processo de significação de comunidade e analisar a aplicação da LA a partir da vivência dos sócio-educandos Fundamentada nos construtos teóricos da Teoria histórico-cultural e da Psicologia Comunitária utilizou a análise temática ou análise por temas como instrumento para ordenar os dados colhidos através de entrevistas individuais e coletivas Ao final da pesquisa foi possível depreender que as ações que compõem o acompanhamento desses adolescentes não tem levado em conta a realidade comunitária objetiva e subjetiva desses sujeitos configurando-se como ações pontuais e desconectadas voltadas para o disciplinamento e inserção institucional ( escola, programas, projetos, cursos profissionalizantes) Não adota a política pedagógica emancipatória preconizada pelo ECA e por isso não consegue promover de forma satisfatória o processo de resignificação das vidas desses adolescentes A pesquisa aponta ainda a necessidade de diálogo entre a execução de políticas públicas e a realidade local onde está inserida como caminho para a efetiva participação popular e a possibilidade de superação das condições adversas para as quais estão destinadaspt_BR
dc.title.enThe social life of teenagers in assisted freedom regime of and community proposal for Insertion of ECApt_BR
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