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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15228
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | O currículo oculto e o fracasso escolar: uma relação mediada por representações sociais e pela relação com o saberê |
Autor : | Dieb, Messias Holanda |
Palabras clave : | Currículo;Representações sociais;Relação com o poder;Social representations;Programs of study |
Fecha de publicación : | 2006 |
Editorial : | Revista Educação e Debate |
Citación : | DIEB, Messias Holanda. O currículo oculto e o fracasso escolar: uma relação mediada por representações sociais e pela relação com o saberê. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 28, V. 1, n. 51/52, p. 18-25, 2006. |
Resumen en portugués brasileño: | O objetivo deste trabalho é discutir a relação entre o currículo, como um objeto que forja identidades, e o fracasso escolar, enfocando, especialmente, o papel das representações sociais e da relação com o saber nessa articulação. De acordo com as discussões aqui empreendidas, as representações que orientam muitas das práticas educativas podem ser reveladoras de um currículo oculto que se desenvolve nas escolas, sem que os professores percebam. Ademais, o artigo sugere que se identificarmos essas representações sociais, poderemos neutralizar o currículo oculto e desnaturalizar o fracasso escolar. Para isso, propõe, tal como faz Bernard Charlot, que o fracasso escolar não existe, o que existe é uma realidade desigual, socialmente construída, distanciando aqueles que encontram dos que não encontram sentido na escola. |
Abstract: | This paper deals with the relation between curriculum and schooling failure, focusing especially on the role that social representations and knowledge plays in it. According to our findings, the social representations that guide many educational practices may reveal an occult curriculum generally carried out by schools, even though teachers are not aware of such a teelity. In addition, this paper suggests that if we identify these social representations, we will be able to reduce the effects of the occult programs of study and turn schooling failure into something unnatural. Consequently, it also considers, as Bernard Charlot does, that schooling failure does not exist. In other words, what exists is a unequal reality wbic): promotes a long distance between those for whom schooling makes sense and those for whom it does not. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15228 |
ISSN : | 0102-1117 (impresso) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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