Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14745
Type: Artigo de Periódico
Title: Repercussões das vivências escolares no desenvolvimento moral da criança
Authors: Schramm, Sandra Maria de Oliveira
Keywords: Moralidade;Psicologia da educação;Psicologia do desenvolvimento
Issue Date: 2002
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: SCHRAMM, Sandra Maria de Oliveira. Repercussões das vivências escolares no desenvolvimento moral da criança. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 1, n. 43, p. 69-78, 2002.
Abstract in Brazilian Portuguese: Com o presente estudo intenta-se compreender como a escola vem exercendo seu papel de formar sujeitos morais, e relizasse com base na investigação do cotidiano de uma escola. O referencial teórico básico foi a teoria do desenvolvimento moral de Jean Piaget e foram utilizados instrumentos para avaliar o nível do juízo moral dos alunos. As situações dos textos foram a apresentadas conforme duas categorias de autoridade: parental (pai ou mãe) e escolar (professor). A avaliação dos resultados revelou não haver diferença considerável entre as respostas em relação às duas categorias, no entanto, esclareceu que as crianças manifestaram maior carga emocional quando se referem às autoridades parentais. Foi percebido que fatores como condição econômica, crença religiosa e vivências extra familiar e escolar, permeiam a construção do juízo moral pelas crianças.
Abstract: This study sought to comprehend how the School performes its role in preparing moral indivuduals, by investigating the day-to-day life of a school. The theoretical background was Piaget's theory of moral development and tests were used to evaluate the level of moral judgment amongst the students. The test situations were based on two categories of authority: parental (father or mother) and school (teacher). An evaluation of result revealed no significant diferences between the answers made in the two categories. Nevertheless, it was found that children manifest agreater degree of emotional tension when referring to parental authorify. It was noted that factors such as economic status, religious beliefs and experience of authority outside the family and school context permeate the construction of moral judgments in children.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14745
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2002_art_smoschramm.pdf7,6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.