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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14745
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Repercussões das vivências escolares no desenvolvimento moral da criança |
Autor(es): | Schramm, Sandra Maria de Oliveira |
Palavras-chave: | Moralidade;Psicologia da educação;Psicologia do desenvolvimento |
Data do documento: | 2002 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | SCHRAMM, Sandra Maria de Oliveira. Repercussões das vivências escolares no desenvolvimento moral da criança. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 1, n. 43, p. 69-78, 2002. |
Resumo: | Com o presente estudo intenta-se compreender como a escola vem exercendo seu papel de formar sujeitos morais, e relizasse com base na investigação do cotidiano de uma escola. O referencial teórico básico foi a teoria do desenvolvimento moral de Jean Piaget e foram utilizados instrumentos para avaliar o nível do juízo moral dos alunos. As situações dos textos foram a apresentadas conforme duas categorias de autoridade: parental (pai ou mãe) e escolar (professor). A avaliação dos resultados revelou não haver diferença considerável entre as respostas em relação às duas categorias, no entanto, esclareceu que as crianças manifestaram maior carga emocional quando se referem às autoridades parentais. Foi percebido que fatores como condição econômica, crença religiosa e vivências extra familiar e escolar, permeiam a construção do juízo moral pelas crianças. |
Abstract: | This study sought to comprehend how the School performes its role in preparing moral indivuduals, by investigating the day-to-day life of a school. The theoretical background was Piaget's theory of moral development and tests were used to evaluate the level of moral judgment amongst the students. The test situations were based on two categories of authority: parental (father or mother) and school (teacher). An evaluation of result revealed no significant diferences between the answers made in the two categories. Nevertheless, it was found that children manifest agreater degree of emotional tension when referring to parental authorify. It was noted that factors such as economic status, religious beliefs and experience of authority outside the family and school context permeate the construction of moral judgments in children. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14745 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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