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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1459
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino de biologia e química para alunos surdos no ensino médio da rede pública da cidade de Fortaleza : estudo de caso |
Título em inglês: | The teaching of biology and chemistry for deaf students of public high school in the city of Fortaleza : a case study |
Autor(es): | Monteiro, Josefa Hilda Siqueira |
Orientador: | Gouveia, Sandro Thomaz |
Coorientador: | Nojosa, Diva Maria Borges |
Palavras-chave: | Surdos - Educação;Aprendizagem;Lingua Brasileira de Sinais;Biologia;Química |
Data do documento: | 2011 |
Citação: | MONTEIRO, Josefa Hilda Siqueira. O ensino de biologia e química para alunos surdos no ensino médio da rede pública da cidade de Fortaleza : estudo de caso. 2011. 179 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. |
Resumo: | Os avanços científicos e tecnológicos e as mudanças que ocorrem na sociedade impõem à necessidade de uma formação inicial integral, bem como um constante aperfeiçoamento daqueles que estão diretamente vinculados ao processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, aos conhecimentos técnico-científicos relacionados às Ciências Biologia e Química e ao conhecimento e domínio das estratégias pedagógicas, deve-se acrescentar discussões relacionadas às características e especificidades dos alunos. Discute-se neste trabalho, a necessidade de ampliar a formação do professor voltada à temática da educação de crianças, jovens e adultos com deficiências – especificamente a educação de surdos. Sabe-se que o educador atua nas transformações neurobiológicas que produzem aprendizagem, mas, a grande maioria desconhece como o cérebro funciona, quais as necessidades específicas e atividades que devem ser planejadas de forma a permitir o êxito do processo, inclusive, em alunos surdos, que têm características específicas, principalmente de linguagem. Este trabalho foi desenvolvido em quatro escolas da rede pública estadual de Fortaleza. Foram realizadas entrevistas com 10 professores e 10 intérpretes, além da aplicação de dois testes neuropsicológicos (REY e NEUPSILIN) a 60 alunos (40 surdos e 20 ouvintes). Como resultado, observou-se o despreparo dos professores para atuação com este público, perceptíveis através da ausência de metodologias específicas e da dificuldade de interação, uma vez que os professores não dominam a língua, além do que na língua de sinais há inexistência de termos específicos para as disciplinas de Biologia e Química. Quanto aos intérpretes foi possível identificar um despreparo relacionado ao domínio específico dos assuntos de Biologia e Química, além de uma carga de trabalho exaustiva. Esse resultado revelou o descompasso entre estes profissionais. Com relação aos alunos, os testes indicaram que a percepção e memória dos alunos surdos são sutilmente superiores aos padrões indicados nos testes. Enquanto nos alunos ouvintes, os testes indicaram uma pequena defasagem de percepção e memória. Acredita-se que esse conhecimento fornece ao professor subsídios para o desenvolvimento de estratégias que facilitem a aprendizagem dos alunos surdos respeitando suas características, além de orientar a uma reflexão constante da prática, o que poderá conduzir a efetivação das mudanças necessárias, proporcionando, assim, melhoria na qualificação dos profissionais e consequentemente na educação. |
Abstract: | The scientific and technological advances and changes that occur in society impose the need for a comprehensive initial training, as well as a constant improvement of those that are directly linked to the teaching-learning process. Thus, the technical and scientific knowledge related to chemistry and life sciences and the field of knowledge and teaching strategies, is to add features and discussions related to specific students. It is argued in this paper, the need to expand teacher training focused on the theme of education for children, youth and adults with disabilities - specifically the education of the deaf. It is known that the teacher acts in the neurobiological changes that produce learning, but the vast majority know how the brain works, what the specific needs and activities should be planned to enable the success of the process, even in deaf students, that have specific characteristics, especially language. This study was conducted in four public schools in the state of Fortaleza. Interviews were conducted with 10 teachers and 10 interpreters, and the application of two neuropsychological tests (Rey and NEUPSILIN) to 60 students (40 deaf and 20 listeners). As a result, there was the unpreparedness of teachers to work with this audience, noticeable by the absence of specific methodologies and the difficulty of interaction, since the teachers do not master the language, in addition to sign language for lack of terms specific to the disciplines of biology and chemistry. As for the interpreters were able to identify a specific area related to the unpreparedness of the subjects of Biology and Chemistry, and an exhaustive workload. This result revealed the gap between these professionals. With regard to students, the tests indicated that the perception and memory of deaf students are subtly than the standards specified in the tests. While students in the audience, the tests indicated a small gap of perception and memory. It is believed that this knowledge provides the teacher input into the development of strategies to facilitate the learning of deaf students, respecting their characteristics, in addition to direct a constant reflection of the practice, which may lead to effecting the necessary changes, thus providing improvement in the training of professionals and thus in education. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1459 |
Aparece nas coleções: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
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