Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14436
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Um paralelo entre o desempenho escolar dos alunos do telensino e do sistema convencional de ensino
Autor : Nascimento, Raimundo Benedito do
Oliveira, José Aurélio de
Palabras clave : Telensino;Ensino fundamental;Teleducação;Ensino a distância
Fecha de publicación : 2000
Editorial : Revista Educação em Debate
Citación : NASCIMENTO, Raimundo Benedito do; OLIVEIRA, José Aurélio de. Um paralelo entre o desempenho escolar dos alunos do telensino e do sistema convencional de ensino. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 1, n. 39, p. 35-41, 2000.
Resumen en portugués brasileño: O Sistema de Educação Pública Municipal e Estadual no Ceará operacionaliza o Ensino de 1º Grau através de duas modalidades: o Telensino e o Sistema de Ensino Convencional. Vários questionamentos sobre a eficiência do Telensino são levantados, uma vez que parcelas ponderáveis de estudiosos de educação consideram o ensino ministrado pela televisão como um recurso didático e não como uma modalidade de ensino. Objetivando tornar claro e até mesmo desmistificar os questionamentos acerca do telensino, este trabalho tem como finalidade averiguar: • como tem se efetivado o rendimento escolar dos alunos que cursam o 1º grau pelo telensino em comparação com aqueles alunos que cursam o 1º grau pelo sistema convencional? • a modalidade telensino tem atendido às necessidades da comunidade escolar? Para responder a estas questões foi realizada uma pesquisa de campo, e adotado o estudo de caso, em uma escola da rede municipal em Fortaleza com o objetivo de identificar qual das duas modalidades de ensino apresenta melhor rendimento escolar. O estudo realizado revelou que o telensino, na unidade escolar onde foi realizada a pesquisa, apresente menores índices de aprovação do que o sistema de ensino convencional. Ficou ainda evidenciado, que existem, apesar de tudo, elementos significativos aos dois sistemas. Apesar das deficiências existentes, o Sistema Convencional ainda apresenta indicadores de eficiência mais relevantes do que o telensino.
Abstract: The Municipal Public Educational Systems in the State of Ceará permit primary level teaching to function in two modalities. Teaching by television and the conventional system of teaching. Serious questions have been asked regarding the efficacy of television teaching, especially since thoughtful experts in education consider teaching by television as a didactic resource rather them a teaching modality. In an effort to clarify the questions raised in this field regarding teaching by television, this work tries to clarify the following: • How effective are the academic results of students who received their elementary education through television lessons in comparison with students who received their elementary education by the conventional system? • Has television teaching as a modality been sufficient for the necessities of the school community? To answer these questions we researched a case study in a Municipal School in Fortaleza, with the objective of identifying which of the two modalities of teaching give the best school results. The study showed that teaching by television, in the school that was researched, produced lower rates than those produced by the conventional method of teaching. Furthermore, it became clear that their exists, in spite of all significant elements in both systems. Despite existiting deficiencies, the conventional system still presents more relevant efficiency indicators than the television teaching system.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14436
ISSN : 0102-1117 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2000_art_rbnascimento.pdf5,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.