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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14351
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Maia Filho, Osterne Nonato | - |
dc.contributor.author | Muratt, Rafaela Ferreira dos Santos Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-08T15:35:35Z | - |
dc.date.available | 2015-12-08T15:35:35Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | MURATT, Rafaela Ferreira dos Santos Mendes. O pensamento pedagógico de Célestin Freinet na era das revoluções. 2015. 78f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14351 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Freinet,Celestin,1897 – 1996 – Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Escola nova | pt_BR |
dc.subject | Educação do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Education work | pt_BR |
dc.subject | School of the people | pt_BR |
dc.title | O pensamento pedagógico de Célestin Freinet na era das revoluções | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa expõe nossa caminhada na compreensão dos escritos de Célestin Freinet, que, no Brasil, é considerado por uma grande maioria dos pedagogos e educadores como um representante típico do escolanovismo, apartando de sua obra a dimensão política e inovadora, assim como é ignorada muitas vezes sua base revolucionária. Não temos a pretensão de transformá-lo em um teórico ortodoxo do marxismo, que seguiu apenas um caminho, ou de justificá-lo valendo-se dos seus primeiros escritos. Temos, contudo, a intenção de compreendê-lo como um sujeito histórico, que propôs uma teoria que tinha preocupação com sua efetivação, de modo que a escola do povo fosse possível. Discutiremos seus escritos ricos de conceitos marxistas, da mesma forma que refletiremos sobre os escritos em que há certo distanciamento do partido comunista e o autor adota uma postura, para muitos, condizente com os ideais da escola nova ou, até mesmo para alguns outros, uma postura romântica da educação. Pontuamos nosso objetivo central como a tentativa de encontrar um possível fio condutor em suas principais obras – Ensaio de psicologia sensível I (1976); Ensaio de psicologia sensível II (1978); Pedagogia do bom senso (1998) e Para uma escola do povo (2001) –, com o fim de entender a proposta de sua Escola do Povo, sob a base de uma educação pelo trabalho. Essa proposta foi construída e aplicada, na França, por Freinet, levando em consideração o ponto de partida e para quem se destina a educação, assim quais são as suas bases fundamentais. Além disso, buscamos compreender o motivo pelo qual a pedagogia popular de Freinet, quando chega ao Brasil na segunda metade do século XX, distancia-se tanto de suas raízes populares e políticas. Trata-se de uma pesquisa de natureza teórico-bibliográfica, descritiva e exploratória, que tomou como perspectiva teórico-metodológica o materialismo histórico-dialético. | pt_BR |
dc.title.en | Thought of educational Célestin Freinet in the age of revolutions | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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