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dc.contributor.advisorMaia Filho, Osterne Nonato-
dc.contributor.authorMuratt, Rafaela Ferreira dos Santos Mendes-
dc.date.accessioned2015-12-08T15:35:35Z-
dc.date.available2015-12-08T15:35:35Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMURATT, Rafaela Ferreira dos Santos Mendes. O pensamento pedagógico de Célestin Freinet na era das revoluções. 2015. 78f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14351-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectFreinet,Celestin,1897 – 1996 – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectEscola novapt_BR
dc.subjectEducação do trabalhopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducation workpt_BR
dc.subjectSchool of the peoplept_BR
dc.titleO pensamento pedagógico de Célestin Freinet na era das revoluçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa expõe nossa caminhada na compreensão dos escritos de Célestin Freinet, que, no Brasil, é considerado por uma grande maioria dos pedagogos e educadores como um representante típico do escolanovismo, apartando de sua obra a dimensão política e inovadora, assim como é ignorada muitas vezes sua base revolucionária. Não temos a pretensão de transformá-lo em um teórico ortodoxo do marxismo, que seguiu apenas um caminho, ou de justificá-lo valendo-se dos seus primeiros escritos. Temos, contudo, a intenção de compreendê-lo como um sujeito histórico, que propôs uma teoria que tinha preocupação com sua efetivação, de modo que a escola do povo fosse possível. Discutiremos seus escritos ricos de conceitos marxistas, da mesma forma que refletiremos sobre os escritos em que há certo distanciamento do partido comunista e o autor adota uma postura, para muitos, condizente com os ideais da escola nova ou, até mesmo para alguns outros, uma postura romântica da educação. Pontuamos nosso objetivo central como a tentativa de encontrar um possível fio condutor em suas principais obras – Ensaio de psicologia sensível I (1976); Ensaio de psicologia sensível II (1978); Pedagogia do bom senso (1998) e Para uma escola do povo (2001) –, com o fim de entender a proposta de sua Escola do Povo, sob a base de uma educação pelo trabalho. Essa proposta foi construída e aplicada, na França, por Freinet, levando em consideração o ponto de partida e para quem se destina a educação, assim quais são as suas bases fundamentais. Além disso, buscamos compreender o motivo pelo qual a pedagogia popular de Freinet, quando chega ao Brasil na segunda metade do século XX, distancia-se tanto de suas raízes populares e políticas. Trata-se de uma pesquisa de natureza teórico-bibliográfica, descritiva e exploratória, que tomou como perspectiva teórico-metodológica o materialismo histórico-dialético.pt_BR
dc.title.enThought of educational Célestin Freinet in the age of revolutionspt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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