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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14159| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Gramsci e a formação de educadores: revendo a teoria gramscista para melhor entender a proposta curricular do Curso de Pedagogia da UFC |
| Autor(es): | Fernandes, Maria Estrela Araújo |
| Palavras-chave: | Teoria Gramscista;Formação de Professores;Curso de Pedagogia da UFC |
| Data do documento: | 1991 |
| Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
| Citação: | FERNANDES, Maria Estrela Araújo. Gramsci e a formação de educadores: revendo a teoria gramscista para melhor entender a proposta curricular do Curso de Pedagogia da UFC. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 14, n. 21 e 22 p. 31-46, 1991. |
| Resumo: | A questão da formação de educadores apresenta-se como fundamental na análise da problemática educacional brasileira. Há várias tendências que tentam, ora centralizar ou reduzir toda a análise da nossa educação nesta questão, partindo de uma visão puramente técnico-metodológica. Essas tendências partem de um paradigma positivista e naturalista que tenta transformar a investigação do social pelo mesmo critério das ciências naturais e que acredita numa linguagem neutra da investigação com eliminação da figura do investigador. Isto dá origem a instrumentos estandartizados, reduzindo a função da pesquisa na comprovação de teorias ou "modelos pré-estabelecidos". Portanto, além de generalizar, por um lado, a concepção teórica, esse paradigma, por outro lado, também generaliza o contexto social... |
| URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14159 |
| ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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