Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14149
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Maria Estrela Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-25T14:44:26Z | - |
dc.date.available | 2015-11-25T14:44:26Z | - |
dc.date.issued | 1990 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Maria Estrela Araújo. Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 13, n. 19 e 20, p. 37-53, 1990. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14149 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Função pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Coordenação de curso | pt_BR |
dc.subject | Nível superior | pt_BR |
dc.title | Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As Coordenações de Cursos nas Universidades se ressentem de um trabalho burocrático desgastante e repetitivo. Isto acontece por falta de uma proposta teórica clara do curso, da qual decorreria uma ação pedagógica explícita e consequente, delineando assim, o trabalho dos coordenadores de curso. Assumimos a Coordenação do Curso de Pedagogia da UFC em novembro/86, para uma gestão de dois anos, depois de uma eleição paritária em que todos os membros da Faculdade de Educação (alunos e professores) votaram. Iniciamos nosso trabalho com a elaboração de uma proposta apresentada por ocasião das eleições; proposta essa que depois foi concretizada num plano constituído de vários projetos pedagógicos. É exatamente esta experiência de vivência na função pedagógica da Coordenação e seus resultados, tais como: maior participação de todos os setores da Faculdade, mais dinamismo no curso, maior centralização e valorização do aluno, preocupação com um ensino qualificado e comprometido com a transformação da realidade social, que iremos discutir nesta comunicação de experiência. Estamos certos que foi a clareza da postura teórica do curso, explicitada na "Proposta de Reformulação Curricular" que está sendo implantada no Curso de Pedagogia da UFC, que permitiu o redirecionamento pedagógico da Coordenação de curso... | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1990_art_meafernandes.pdf | 8,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.