Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14120
Type: Tese
Title: Ciência da Sustentabilidade: uma proposta de avaliação dos Programas de Pós-Graduação do Brasil
Title in English: Sustainability Science: an assessment of Postgraduate Programs of Brazil
Authors: Rabelo, Laudemira Silva
Advisor: Oliveira, Vládia Pinto Vidal de
Keywords: Desenvolvimento sustentável;Interdisciplinaridade;Instituições de ensino superior;Pós-Graduação;Indicadores
Issue Date: 2014
Citation: RABELO, L. S. Ciência da Sustentabilidade: uma proposta de avaliação dos Programas de Pós-Graduação do Brasil. 2014. 255 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: O Desenvolvimento Sustentável surge como uma alternativa ao atual modelo de desenvolvimento, mas para ser efetivo precisa adentrar nos diversos setores da sociedade, sobretudo nas Instituições de Ensino Superior (IES). Para isto, as Universidades devem inserir teorias e práticas da sustentabilidade que possam compreender as variáveis que influenciam a transição à sustentabilidade, dentre elas o avanço científico que reduza as incertezas e uma melhor comunicação de análises científicas para a sociedade. No Brasil a ciência não é desvinculada das Instituições de Ensino Superior (IES), pelo contrário, são por meio de seus Programas de Pós-Graduação que geram e difundem conhecimentos, além de qualificarem recursos humanos de alta qualidade. A Ciência da Sustentabilidade solicita uma visão holística para encontrar soluções aos problemas existentes, multiplicidade de métodos, interdisciplinaridade, estímulo ao processo participativo na tomada de decisão e sua aplicabilidade do local para o global, formando-se assim profissionais conectados com uma realidade multifacetada que influencia a transição à sustentabilidade. Neste caminhar a Universidade, ao longo dos anos, tem inovado, quanto a essa necessidade, ao inserir Programas de Pós-Graduação voltados ao estudo do desenvolvimento sustentável, em uma perspectiva interdisciplinar, contribuindo assim para a consolidação da Ciência da Sustentabilidade no Brasil. Essa pesquisa partiu do pressuposto que esses avanços da Ciência da Sustentabilidade nos Programas de Pós-Graduação brasileiros são melhor visualizados, inclusive de forma comparativa, quando se utiliza um conjunto de índices e indicadores. Para tal, foi proposta uma sequência de indicadores e índices que revelasse a contribuição dos Programas de Pós-Graduações brasileiros pioneiros em interdisciplinaridade no avanço da Ciência da Sustentabilidade. Foram analisados doze Programas de Pós-Graduação, por meio de um conjunto de nove dimensões e quarenta e dois indicadores a comporem o Índice Ciência da Sustentabilidade (ICS). O conjunto de indicadores e índices cumpriu com o seu papel: refletiu os avanços e limites obtidos pelos Programas referentes à Ciência da Sustentabilidade, tornando-se uma ferramenta importante aos gestores. Dois foram os principais resultados encontrados. O primeiro apresentou a necessidade de reestruturação dos designs dos Programas, principalmente com a inserção de maior ligação entre área de concentração, linhas de pesquisas e competências formadas. O segundo revelou a importância desses Programas melhor trabalharem suas informações comunicadas necessitando haver uma uniformidade e valorização de seus principais produtos – teses e dissertações. Sugere-se uma melhor parceria entre os grupos de pesquisas desses doze Programas analisados, afinal por ser a Universidade também parte interessada nesse processo, bem como formadora de grande parte dos tomadores de decisões, possui uma parcela significativa de responsabilidade na transição à sustentabilidade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14120
Appears in Collections:PRODEMA - Teses defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_tese_lsrabelo.pdf6,57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.