Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14067
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcante, Maria Juraci Maia | - |
dc.contributor.author | Freitas, Maria da Glória Feitosa | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-23T15:22:59Z | - |
dc.date.available | 2015-11-23T15:22:59Z | - |
dc.date.issued | 1988 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Maria Juraci Maia; FREITAS, Maria da Glória Feitosa. O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 11, n. 15 e 16, p. 103-115, 1988. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14067 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autoritarismo | pt_BR |
dc.subject | Disciplinamento | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente relatório resultou de um trabalho de acompanhamento realizado por um grupo de professores e alunos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará junto às classes de alfabetização (30) de dez escolas da rede municipal de ensino público da cidade de Fortaleza, no período de Março a Junho de 1988. o Desencadeamento do mesmo se deveu ao projeto "Alfabetizando Fortaleza" criado por um convênio entre a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza e a Universidade Federal do Ceará com vistas a qualificar a prática de alfabetização através do intercâmbio de saber teórico-prático entre Universidade e Escola Pública de 1º grau. O objetivo principal deste relatório é oferecer uma visão sistematizada das impressões e vivências colhidas na intimidade da sala de aula e no relacionamento permanente com professores, alunos e técnicos da Escola o que permitirá um aprofundamento crescente do tema, assim como, indicará mecanismos de superação da prática pedagógica real, através do debate e do confronto de ideias e de experiências no campo da pesquisa educacional... | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1988_art_mjmcavalcante.pdf | 4,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.