Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13615
Type: Dissertação
Title: Administração remota de ambientes virtuais em rede para integração com sistemas de gerenciamento de aprendizado
Title in English: Remote administration of virtual networking environments for integration with learning management systems
Authors: Almendra, Camilo Camilo
Advisor: Vidal, Creto Augusto
Keywords: Ambientes virtuais;Administração remota;Integração
Issue Date: 2003
Citation: ALMENDRA, Camilo Camilo. Administração remota de ambientes virtuais em rede para integração com sistemas de gerenciamento de aprendizado. 2003. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, 2003.
Abstract in Brazilian Portuguese: Recentemente, o potencial da Internet como meio de comunicação de baixo custo e alcance global tem possibilitado uma nova forma de aprendizado a distância. Nessa revolução, destacam-se os sistemas de gerenciamento de aprendizado, através dos quais é possível administrar os diversos aspectos envolvidos na disponibilização de cursos a distância. A realidade virtual tem, em paralelo à evolução da educação a distância, experimentado uma considerável expansão por todo o mundo, e tem-se destacado por apresentar vários aspectos positivos para o seu uso na educação. Um dos tipos mais promissores de aplicações são os ambientes virtuais em rede, que, ao permitirem a integração de mundos virtuais e a interação de usuários remotos em ambientes tridimensionais compartilhados, abrem a perspectiva de serem utilizados no apoio à educação a distância. Uma integração entre sistemas de gerenciamento de aprendizado e ambientes virtuais em rede é, portanto, uma alternativa bastante interessante para incrementar os programas de educação a distância. Essa integração permite que várias soluções já desenvolvidas em torno do uso de realidade virtual para educação possam agora ser efetivamente disponibilizadas de maneira mais abrangente, através da vasta base de ambientes de aprendizado baseados na Internet. Nesse trabalho, são apresentados dois importantes aspectos de integração entre ambientes virtuais em rede e sistemas de gerenciamento de aprendizado, que são a gerência de serviços em tempo real e a administração remota de recursos. Essa observação levou à especificação e à modelagem de uma interface para administração remota de ambientes virtuais em rede a partir de sistemas de gerenciamento de aprendizado. Assim, visou-se construir um modelo de integração fácil de ser incorporado e que não levasse em conta aspectos específicos da arquitetura interna de cada tipo de sistema. Como estudo de caso, a interface de administração remota definida foi incorporada a um ambiente virtual em rede voltado para educação.
Abstract: Recently, the potential of the Internet as a low-cost means of communication and global reach has enabled a new form of distance learning. In that revolution, the learning management systems stand out, through which it is can manage the various aspects involved in the provision of courses away. Virtual reality has, in parallel to the evolution of distance education, experienced considerable expansion throughout the world, and has been highlighted by present several positive aspects for its use in education. One of the types promising applications are networked virtual environments, which, when allowing integration of virtual worlds and interaction of remote users in environments shared three-dimensional, open the prospect of being used in support of distance education. An integration of learning management systems and environments virtual network is therefore an interesting alternative for increasing the education programs at a distance. This integration enables various solutions already developed around the use of virtual reality to education can now be effectively made available more widely, through the wide base learning environments based on the Internet. In this paper, we present two important aspects of integration between virtual environments and network systems learning management, which are the management of real-time services and remote administration features. This observation led to the specification and modeling an interface for remote management of virtual environments network from learning management systems. Thus, we aimed to build a model easy integration to be incorporated and does not take into account specific aspects of internal architecture of each system type. As a case study, the interface set remote administration has been incorporated into a virtual environment facing network to education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13615
Appears in Collections:CQUIXADA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2003_dis_ccalmendra.pdf14,57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.