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Type: Artigo de Periódico
Title: Influência das carteiras escolares na postura de alunos da rede pública do município de Cajazeiras-PB
Authors: Meireles, Heber Rolim
Freitas Junior, José Humberto Azevedo de
Lopes Junior, José Evaldo Gonçalves
Figueiredo, Alinne Danielle Jácome de
Keywords: Adolescente;Ensino;Postura
Issue Date: Jan-2013
Publisher: Revista Fisioterapia & Saúde Funcional
Citation: MEIRELES, H. R. et al. Influência das Carteiras Escolares na Postura de Alunos da Rede Pública do Município de Cajazeiras-PB. Rev.Fisioter. S. Fun., Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 35-41, jan./jun. 2013.
Abstract in Brazilian Portuguese: A escola é um ambiente onde às alterações posturais podem ocorrer devido à falta de assento adequado, principalmente, em crianças e adolescentes. Dentre os vários métodos de avaliação postural, o método RULA (Rapid Upper Limb Assessment) é um instrumento ágil e veloz que permite obter uma avaliação da sobrecarga biomecânica dos membros superiores e do pescoço em uma tarefa ocupacional. Objetivo: Observar a influência das carteiras escolares na postura de alunos da rede pública do município de Cajazeiras. Metodologia: Estudo exploratório de caráter quantitativo realizado de forma transversal, desenvolvido junto a duas escolas da rede estadual de ensino da cidade de Cajazeiras-PB, com sede na zona urbana, uma situada na zona norte e a outra na zona leste. Contou com um grupo de 60 alunos (metade para cada escola), que utilizam dois modelos de assentos distintos, a mesinha e a cadeira. Na coleta de dados utilizou-se o método de avaliação da simetria postural/corporal através do simetrógrafo e câmera que serviu como instrumento medidor das alterações posturais e também o método de RULA. Resultados: Notou-se diante do estudo, que os alunos que utilizam os dois modelos de assento apresentaram problemas posturais. Confrontando ambos os grupos, observou-se que o grupo mesinha, apresentou 90% dos alunos com desvios posturais, enquanto que o grupo cadeira apresentou 93,3%. Conclusão: Pode-se perceber que os modelos de assentos utilizados pelos alunos e adotados pelas instituições de ensino tem sido comprometedores à saúde do estudante.
Abstract: The school is an environment where the postural changes may occur due to lack of proper seat, especially in children and adolescents. Among the various methods of postural assessment method RULA is a flexible and fast tool that allows for an assessment of over head. Objective: This work aims to note the influence of school desks in the posture of public school students in the city of Cajazeiras. Methods: Was an exploratory study of quantitative character performed transversely, developed with two schools in the state schools of the city of Cajazeiras-PB, based in the urban area, one situated at the north and the other on the east. He told a group of 60students (half for each school), using two different models of seats, a table and chair. Data collection used the method of assessment of postural symmetry and body through the camera that served as a means of measuring postural changes and also the RULA method. Results: It was noted before the study, students who use the two seat models had poor posture. Comparing both groups, it was observed that the group table, presented 90% of students with postural deviations, while the chairgrouphad 93.3%. Conclusion: One can see that the models of seats used by students and adopted by educational institutions has been compromising the health of the student.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13576
ISSN: 2238-8028 (Online)
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