Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13316
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lucena, Rodrigo Fernandes de | - |
dc.date.accessioned | 2015-09-21T17:00:46Z | - |
dc.date.available | 2015-09-21T17:00:46Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | LUCENA, R. F.de. (2014) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316-400X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13316 | - |
dc.description | LUCENA, R.F. Musicalização e alfabetização através do subprojeto “árvore dos valores”. Revista Extensão em Ação. Fortaleza, v. 1, n. 6, 2014. Disponível em: <http://www.revistaprex.ufc.br/index.php/EXTA/article/view/143/102>. Acesso em: 21 set. 2015. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista extensão em ação | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Musicalização | pt_BR |
dc.subject | Valores éticos | pt_BR |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.title | Musicalização e alfabetização através do subprojeto “árvore dos valores” | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A partir da implementação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, projeto que custeia bolsas para diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Santos Dumont, vivenciamos experiências nas quais percebemos a necessidade de trabalhar valores éticos com as crianças, tais como: respeito, responsabilidade, dignidade, compromisso, amizade e união, buscando interferir de maneira positiva nos processos de ensino e aprendizagem que envolvem a relação social entre sujeitos, com propósito de desenvolver, incentivar e aperfeiçoar o relacionamento interpessoal. A escola, sobretudo a escola pública, costuma receber um público heterogêneo e para muitas crianças, a escola é a primeira oportunidade de conviver com pessoas diferentes. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN.1997.p 45) “incluir explicitamente o ensino de valores e o desenvolvimento de atitudes no trabalho escolar não significa, portanto, tomar como alvo, instrumentos e como medida da ação pedagógica o controle de comportamento dos alunos, mas sim intervir de forma permanente e sistemática no desenvolvimento das atitudes.” O referido projeto aborda a leitura, a escrita e a música, buscando, também, auxiliar no desenvolvimento afetivo dos estudantes, para que ocorra uma maior sensibilização das crianças para com as cercam e almejando uma contribuição significativa no âmbito familiar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PREX - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_rflucena.pdf | 659,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.