Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13303
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educar igual a motivar o conhecimento criativo (E=MC2) : a inteligência como patrimônio humano e social¹
Autor(es): Silva, Maria Kênia Firmino da
Moura, Lucimeire Alves
Fernandes, Tereza Liduina Grigório
Viana, Tania Vicente
Palavras-chave: Altas habilidades/superdotação e talento;Surdez;Processo de ensino- Aprendizagem.
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Revista Extensão em Ação
Citação: SILVA, M. K. F.; MOURA, L. A. FERNANDES, T. L. G.; VIANA, T. V. (2012)
Resumo: As pessoas com altas habilidades/superdotação correspondem a uma proporção de 3 a 5% da população mundial, incluindo pessoas com deficiência. O projeto Educar Igual a Motivar o Conhecimento Criativo (E=MC2) atende alunos surdos com altas habilidades/superdotação ou talentos. Ocorre em parceria entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES). Objetiva desenvolver um modelo de identificação e atendimento educacional para alunos surdos com altas habilidades/superdotação ou talentos. No primeiro semestre, 520 alunos do ICES, 15 professores do ICES e 25 alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia da UFC foram beneficiados pelo projeto, num total de 560 sujeitos. Para o segundo semestre, 500 alunos surdos do ICES serão submetidos à avaliação diagnóstica e 50 docentes do ICES participarão de um curso de formação em EaD.
Abstract: Gifted people correspond to a proportion from 3 to 5% of the world population, including disabled people. The project Educar Igual a Motivar o Conhecimento Criativo (E=MC2) provides the due educational for deaf students who are also gifted or talented. It is the result of a partnership between Universidade Federal do Ceará (UFC) and Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES). The project intends to develop a model of identification e education for deaf students who are also gifted or talented. In the first semester, 520 students of ICES, 15 teachers of ICES and 25 students of Psychology of UFC - from graduation and post-graduation - were benefitted by this project; 560 subjects altogether. In the second semester, 500 deaf students of ICES will be submitted to a diagnostic evaluation and it will be provided a teaching formation course in D.Ed. for 50 teachers of ICES.
Descrição: SILVA, Maria Kênia Firmino da; MOURA, Lucimeire Alves; FERNANDES, Tereza Liduina Grigório et al. Educar igual a motivar o conhecimento criativo (E=MC2) : a inteligência como patrimônio humano e social¹. Revista Extensão em Ação. Fortaleza, v. 2, n. 3, 2012. Disponível em: <http://www.revistaprex.ufc.br/index.php/EXTA/article/view/65/56>. Acesso em: 17 set. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13303
ISSN: 2316-400X
Aparece nas coleções:PREX - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_mkfsilva.pdf451,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.