Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13238
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação docente na educação superior: expectativas acadêmicas acerca da influência do feedback e das decisões institucionais
Autor(es): Sousa, Ana Cléa Gomes de
Andriola, Wagner Bandeira
Palavras-chave: Avaliação de professores;Educação Superior;Feedback;Expectativas
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica Acta Sapientia
Citação: SOUSA, Ana Cléa Gomes de; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Avaliação docente na educação superior: expectativas acadêmicas acerca da influência do feedback e das decisões institucionais. Revista eletrônica Acta Sapientia, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-21, 2014. Disponível em : <http://www.poleduc.ufc.br/revista/index.php/actasap/article/view/4/5>. Acesso em: 08 set. 2015.
Resumo: Considerando a relevância do tema avaliação para a educação superior, o presente trabalho tem por objetivos investigar a influência do feedback individualizado concedido aos professores para a melhoria da prática docente e caracterizar o vínculo entre as decisões institucionais e o processo de avaliação vivenciado na unidade de ensino analisada. No que concerne aos procedimentos metodológicos, foi adotada a abordagem quali-quantitativa, buscando-se a integração dos dois enfoques por meio da triangulação entre métodos, onde se utilizou da combinação da entrevista semiestruturada com o questionário para a coleta dos dados. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a Instituição de Ensino Superior (IES) analisada pauta-se em ciclos avaliativos de caráter somativo, fato que impede o redirecionamento da ação docente durante o processo ensino-aprendizagem.
Abstract: Taking into consideration the relevance of the theme evaluation to righer education, this research paper intends to investigate the influence of individualized feedback informed to the teachers aiming at improvement of the teacher experience and to characterize the bond between the institutional decisions and evaluation methods experienced at the teaching unit examined. Regarding the methodological procedures, the investigation adopted the qualitative and quantitative approach, seeking the integration of the two approaches by triangulation among methods, using the combination of semi-structured interviews with the questionnaire to collect data. The research results showed that the Higher Education Institution examined methodizes in evaluative cycle with summative character, fact that prevents the redirection of teacher action during the teaching-learning process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13238
Aparece nas coleções:POLEDUC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_acgsousa.pdf430,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.