Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13238
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Avaliação docente na educação superior: expectativas acadêmicas acerca da influência do feedback e das decisões institucionais
Autor : Sousa, Ana Cléa Gomes de
Andriola, Wagner Bandeira
Palabras clave : Avaliação de professores;Educação Superior;Feedback;Expectativas
Fecha de publicación : 2014
Editorial : Revista Eletrônica Acta Sapientia
Citación : SOUSA, Ana Cléa Gomes de; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Avaliação docente na educação superior: expectativas acadêmicas acerca da influência do feedback e das decisões institucionais. Revista eletrônica Acta Sapientia, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-21, 2014. Disponível em : <http://www.poleduc.ufc.br/revista/index.php/actasap/article/view/4/5>. Acesso em: 08 set. 2015.
Resumen en portugués brasileño: Considerando a relevância do tema avaliação para a educação superior, o presente trabalho tem por objetivos investigar a influência do feedback individualizado concedido aos professores para a melhoria da prática docente e caracterizar o vínculo entre as decisões institucionais e o processo de avaliação vivenciado na unidade de ensino analisada. No que concerne aos procedimentos metodológicos, foi adotada a abordagem quali-quantitativa, buscando-se a integração dos dois enfoques por meio da triangulação entre métodos, onde se utilizou da combinação da entrevista semiestruturada com o questionário para a coleta dos dados. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a Instituição de Ensino Superior (IES) analisada pauta-se em ciclos avaliativos de caráter somativo, fato que impede o redirecionamento da ação docente durante o processo ensino-aprendizagem.
Abstract: Taking into consideration the relevance of the theme evaluation to righer education, this research paper intends to investigate the influence of individualized feedback informed to the teachers aiming at improvement of the teacher experience and to characterize the bond between the institutional decisions and evaluation methods experienced at the teaching unit examined. Regarding the methodological procedures, the investigation adopted the qualitative and quantitative approach, seeking the integration of the two approaches by triangulation among methods, using the combination of semi-structured interviews with the questionnaire to collect data. The research results showed that the Higher Education Institution examined methodizes in evaluative cycle with summative character, fact that prevents the redirection of teacher action during the teaching-learning process.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13238
Aparece en las colecciones: POLEDUC - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_art_acgsousa.pdf430,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.