Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13155
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Teoria e prática na educação |
Autor(es): | Tesser, Ozir |
Palavras-chave: | Educação;Articulação teoria-prática;Pedagogia;Conhecimento científico;Formação universitária |
Data do documento: | 1986 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação e Debate |
Citação: | TESSER, Ozir. Teoria e prática na educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 9, n. 11, p. 111-123, 1986. |
Resumo: | A questão da articulação teoria e prática na formação universitária, não pode abstrair da questão mais ampla da divisão social do trabalho na formação social capitalista, na qual se encontra a raiz das dificuldades maiores a este respeito. A divisão do trabalho intelectual e manual na formação social impõe condicionamentos que tornam árdua e difícil a busca de uma articulação mais criadora entre o ser e o pensar (entre a prática e a teoria). Deixando como pano de fundo esta questão maior e complexa, acima evocada, podemos levantar algumas pistas sobre esta articulação, que, embora precárias, fazem avançar a questão no terreno acadêmico e no terreno prático-social... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13155 |
ISSN: | 0102-1117 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1986_art_otesser.pdf | 1,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.