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dc.contributor.authorOliveira, Glaucenete Barros de-
dc.date.accessioned2015-08-10T18:34:48Z-
dc.date.available2015-08-10T18:34:48Z-
dc.date.issued1985-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Glaucenete Barros de. Pensamento, linguagem e comunicação - abordagem piagetiana. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 9, n. 9, p. 45-61, 1985.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13093-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação e Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPensamentopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectReações comportamentaispt_BR
dc.titlePensamento, linguagem e comunicação - abordagem piagetianapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo pretende-se mostrar a importância da psicomotricidade na formação do pensamento; analisar o paralelismo entre as estruturas mentais e as estruturas de pensamento; o pensamento e os diversos estágios de desenvolvimento da linguagem; o pensamento e as reações comportamentais. Estas considerações teóricas, limitadas à compreensão do pensamento infantil, servirão como fundamento para orientações no ensino da linguagem. Apresentar-se-á uma relação de material didático adequado ao desenvolvimento da linguagem e algumas situações de aprendizagem que possam promover a descentração do pensamento. Nas conclusões, explicitar-se-á a importância da ação da construção dos esquemas físicos e na aquisição de noções elementares e posterior desenvolvimento do pensamento lógico-verbal...pt_BR
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