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dc.contributor.advisorNojosa, Diva Maria Borges-
dc.contributor.authorMenezes, Antonia Gorete Zeferino de-
dc.date.accessioned2015-08-03T16:18:22Z-
dc.date.available2015-08-03T16:18:22Z-
dc.date.issued2015-08-03-
dc.identifier.citationMENEZES, Antonia Gorete Zeferino de. O Laboratório como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciências biológicas no ensino fundamental. 2015. 57 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13058-
dc.descriptionAcompanha Guia para montagem de um laboratório de Ciências: uma abordagem no ensino fundamental (Produto educacional)-
dc.description.abstractMost elementary schools also use as an educational resource for science classes only theoretical. To Krasilchik (1986, p. 5), the role of science teaching in elementary school is to "develop the ability to observe, ask questions, explore, solve problems, cooperate, communicate ideas. In this paper we present a survey and analysis of the situation regarding the practical learning of science content in elementary school, 6th to 9th grade in six schools in Fortaleza, three public and three private sector. It is an exploratory qualitative research through interviews with students and teachers of primary education in private and public state and observation, on the spot. Followed the following steps: survey of legislation regarding the application of practical teaching and learning in elementary school, carrying out visits to schools, or not having an experimental laboratory, obtaining and evaluating data obtained from questionnaires of the conditions of physical structures and methodologies in teaching practical in these schools, to know the degree of involvement and appreciation of the practical teaching, and explanation of design and implementation of suggestions for practical teaching. Unfortunately the law does not govern anything about orientation and / or enforceability of the practical teaching and learning at this stage of education, even though the age group most appropriate to stimulate curiosity científica.The results showed different realities for the public and private schools, both in funcional.Assim as structural part, it is concluded that the experiment provides students with the stimulus to the pursuit of scientific knowledge, it is very important that schools, teachers and students engage with the idea for this project and show the community that science is much more than a theoretical one can understand where the description of observed phenomena.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizado práticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectEscolas particularespt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleO Laboratório como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciências biológicas no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorGouveia, Sandro Thomaz-
dc.description.abstract-ptbrA maioria das escolas de ensino fundamental ainda utiliza como recurso pedagógico para as aulas de ciências apenas aulas teóricas. Para Krasilchik (1986, p. 5), o papel do ensino de Ciências na escola fundamental é “desenvolver a capacidade de observar, fazer perguntas, explorar, resolver problemas, cooperar, comunicar ideias. Neste trabalho foi realizado o levantamento e uma análise da situação do aprendizado prático referente ao conteúdo das Ciências no Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, em seis escolas de Fortaleza, sendo três públicas e três do setor privado. Trata-se de uma pesquisa exploratória qualitativa, mediante entrevistas com discentes e docentes do Ensino Fundamental da rede particular e pública estadual e observação, in loco. Seguiu as seguintes etapas: levantamento da legislação referente a aplicação do ensino-aprendizado prático no Ensino Fundamental; realização de visitas em escolas, possuindo ou não laboratório experimental; obtenção e avaliação dos dados obtidos por questionários das condições das estruturas físicas e metodologias aplicadas no ensino prático nestas escolas; para conhecer o grau de envolvimento e valorização do ensino prático; e elaboração e explanação de sugestões para aplicação do ensino prático. Infelizmente a legislação não rege nada sobre orientação e/ou obrigatoriedade do ensino-aprendizado prático nesta etapa do ensino , mesmo sendo a faixa etária mais apropriada para estimular a curiosidade científica.Os resultados obtidos demonstraram realidades distintas para as escolas privadas e publicas, tanto na parte estrutural como funcional.Assim, conclui-se que a experimentação propicia aos alunos o estímulo à busca do conhecimento científico, é muito importante que as escolas, professores e alunos se envolva com a ideia deste projeto e mostre para toda a comunidade que a ciência é muito mais do que um ensino teórico onde pode-se entender a descrição dos fenômenos observados.pt_BR
dc.title.enThe Laboratory as a tool in the biological sciences teaching-learning process elementary schoolpt_BR
Aparece en las colecciones: ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

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