Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12964
Type: Artigo de Periódico
Title: A leitura acadêmica na formação docente: dificuldades e possibilidades
Authors: Duarte, Antonio Lailton Moraes
Pinheiro, Regina Cláudia
Araújo, Júlio César Rosa de
Keywords: Leitura;Formação de Professores;Discurso acadêmico;Reading
Issue Date: 2012
Publisher: Revista de Letras
Citation: Duarte, A. L. M.; Pinheiro, R. C.; Araújo, J. C. R. (2012)
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo objetiva refletir sobre a importância da leitura para formação docente no tocante a aspectos relacionados à frequência, aos objetivos e aos interesses de leitura acadêmica. Para tanto, fundamentamo-nos, principalmente, nas obras de Kramer (2002), Cavalcante Jr. (2005a,b), Freire (1993) e Matêncio (1994). Para sua execução, contamos com a participação de alunos de um Curso de Pedagogia, matriculados em uma disciplina do sétimo semestre da Universidade Estadual do Ceará. Os estudantes preencheram um questionário com questões relacionadas ao seu perfil-leitor e às dificuldades e possibilidades de leitura acadêmica na universidade. Os resultados demonstram que a leitura de textos acadêmicos deve ser um componente para que os alunos possam obter novos aprendizados. Além do mais, a leitura acadêmica de textos que relacionam teoria e prática deve ser constante para que o futuro profissional possa basear, conforme Farias (2009), a sua ação docente no conhecimento elaborado e na realidade dada a fim de formar habilidades interlocutivas na leitura. Assim, os professores universitários devem priorizar textos do interesse dos alunos para que estes possam lê-los estabelecendo seus objetivos de leitura e também percebendo laços com sua prática profissional, uma vez que o uso frequente de procedimentos metacognitivos são exigidos durante a leitura de textos acadêmicos.
Abstract: This article reflects on the importance of reading for formation of teachers concerning aspects related to the frequency, the goals and interests of academic reading. For that,-It is based on mainly in the work of Kramer (2002), Cavalcante Jr. (2005a, b), Freire (1993) and Matêncio (1994). For its implementation, we rely on the participation of students in a School of Education, enrolled in a course of the seventh semester of the State University of Ceara. The students completed a questionnaire related to their profile-reader and the difficulties and possibilities of academic reading at the university. The results show that reading academic texts should be a component so that students can gain new learnings. Moreover, reading academic texts that relate theory and practice should be constant for the professional future may be based, as Farias (2009), their teaching knowledge and actually produced given the order to build skills in reading interlocutives. Thus, professors should prioritize texts of interest to students so that they can read them setting their goals for reading and also realizing ties with their professional practice, since the frequent use of metacognitive procedures are required when reading academic texts.
Description: DUARTE, Antonio Lailton Moraes; PINHEIRO, Regina Cláudia; ARAÚJO, Júlio César Rosa de. A leitura acadêmica na formação docente: dificuldades e possibilidades. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p. 102-108.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12964
ISSN: 0101-8051
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_art_almduartercpinheirojvraraujo.pdf415,07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.