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dc.contributor.advisorBarreira, Irlys Alencar Firmo-
dc.contributor.authorFreitas, Isaurora Cláudia Martins de-
dc.date.accessioned2011-11-29T12:20:24Z-
dc.date.available2011-11-29T12:20:24Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationFreitas, I. C. M.; Barreira, I. A. F. (2006)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1278-
dc.descriptionFREITAS, Isaurora Cláudia Martins de. Destinos (im)prováveis: trajetórias de jovens egressos de uma experiência de arte-educação. (2006). 192f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza-CE, 2006.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims at comprehending how the socialization experiences, understood as incorporation of the disposals of the habitus, are installed and echoed in the life of the individuals constituing, inclusevely, the possibilities of non reproduction of thei original social condition. In the execution of this project I took as a conduit the reconsttution of the trajectories of seven youngsters, egressed from the School of Dance and Social Integration for Children and Adolescents (EDISCA), an institution that carries out work in art-education with needy children and adolescents in the city of Fortaleza. In the judgement and foresight of the Institution, the dispositions acquired in this process will compose the behavioral matrix necessary for the change probable social destiny, i.e. that of the lack of perspectives given by the condition of poverty. The trajectories allowd to perceive the reflexes of the various dislocations in the consttution of the system of beliefs, yearnings and practices of the youngsters, in special, the re percussions of the socialization at EDISCA in the “ivention” of their daily lives, as well as the dilemmas and tensions arising from the dispute between two trajectories: the renegade, thought of from the “deviating” behaviors that the Institution wants to prevent, and the idealized one, recommended as a guarantee of “salvation” of their probable social destiny.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectONGpt_BR
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subjectEscola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentespt_BR
dc.subjectArte na educação - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectJovens pobres - Fortaleza (CE) - Atitudespt_BR
dc.subjectJovens - Fortaleza (CE) - Condições sociaispt_BR
dc.subjectYoungsterpt_BR
dc.subjectSocializationpt_BR
dc.subjectArt-educationpt_BR
dc.titleDestinos (im) prováveis: trajetórias de jovens egressos de uma experiência de arte-educaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho visa compreender de que forma as experiências de socialização, entendidas como incorporação das disposições do habitus, instalam-se e repercutem na vida dos indivíduos, constituindo, inclusive, possibilidades de não reprodução da condição social de origem destes. Na realização, tomei como fio condutor a reconstituição das trajetórias de sete jovens egressos da Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes (EDISCA), instituição que realiza trabalho de arte-educação com crianças e adolescentes desfavorecidas, da cidade de Fortaleza. No julgamento e na previsão da Instituição as disposições adquiridas nesse processo vão compor a matriz comportamental necessária à mudança de um destino social provável, ou seja, o da falta de perspectivas dada pela condição de pobreza. As trajetórias permitiram perceber os reflexos das várias pertenças e deslocamentos na constituição do sistema de crenças, anseios e práticas dos jovens, em especial, as repercussões da socialização da EDISCA na “invenção” das suas vidas cotidianas, bem como os dilemas e tensões oriundos da disputa entre duas trajetórias: a denegada, pensada a partir dos comportamentos “desviantes” que a Instituição quer prevenir e a idealizada, recomendada como garantia de “salvação” do destino social provável.pt_BR
dc.title.enProbables destinations: trajectories of youngs egresses of an art-education experiencept_BR
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